Acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal do Campus Ji-Paraná participam do 1º Ebramem Quiz da Madeira

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 18h46 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 18h46 | Acessos: 129652

Alunos que participaramEquipe formada por estudantes do Curso de Engenharia Florestal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participam do 1º Ebramem Quiz da Madeira. O evento foi aberto a estudantes brasileiros e de outros países, ocorrendo via Google Meet, no dia 21 de fevereiro de 2021. A avaliação final da Comissão Organizadora e Julgadora aconteceu dia 22 e o resultado foi divulgado no site do evento no dia 23 de fevereiro.

A equipe Fibrados (IFRO) obteve 53 pontos no Quizz da Madeira, ficando classificada em 4º lugar dentre as 14 equipes participantes. O público era formado por alunos de graduação das áreas de Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Florestal (e áreas afins). Do Campus Ji-Paraná, participaram os acadêmicos Isabella Ribeiro Barbosa, Matheus Favaro Moreira, Wílliam Souza Neimog e Marta Betânia Ferreira Carvalho.

A ideia de participar no Quiz da Madeira surgiu quando um dos membros da equipe viu a publicação sobre o evento Ebramem (Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira) e a realização da competição, em que os estudantes puderam testar conhecimentos e ao mesmo tempo interagir com pessoas de várias partes do país e cursos distintos. A comunicação entre os membros da equipe deu-se também por meio on-line, “não impedindo que nos empenhássemos e nos divertíssemos muito”, avaliam os alunos.

Segundo Marta Betânia, acadêmica do sétimo período de Engenharia Florestal, “ao final, ficamos na colocação de quarto lugar, o que nos deixou muito felizes, uma vez que tivemos pouco tempo para nos preparar. E o conteúdo não era voltado para área de pesquisa de atuação dos participantes da equipe, tendo contato apenas em sala de aula. Isso mostra a qualidade de ensino do Instituto Federal de Rondônia e a qualificação dos professores”.

Para Isabella Ribeiro, do quinto período de Engenharia Florestal, “o momento que estamos vivendo tem sido muito complicado para nós, estudantes, principalmente para os alunos do IFRO, pois estávamos acostumados a sempre participar de eventos e cursos presenciais que a instituição oferecia. Por esse motivo, tivemos que mudar nosso ponto de vista sobre muitas coisas, inclusive sobre participação em eventos”.

A equipe explica que a Coordenação do Curso de Engenharia Florestal ofereceu cursos on-line abordando diferentes conteúdos, o que motivou a procurar saber mais oportunidades de conhecimento. Sobre o evento nacional, Isabella completa dizendo: “Fiquei muito feliz de ter participado, pois além de ter sido muito divertido foi também um momento de aprendizado interdisciplinar, pois as questões desse concurso envolviam arquitetura da madeira e engenharia civil”.  A equipe Fibrados do Campus Ji-Paraná foi a única equipe de alunos de Engenharia Florestal de Rondônia a participar. “Ficamos na frente de instituições como Mackenzie e outras Universidades Federais. Sou muito grata ao IFRO e à Coordenação de Engenharia Florestal do Campus Ji-Paraná por sempre nos instigar a ir mais longe”, afirma a discente.

A Coordenadora do Curso de Engenharia Florestal, Janice Ferreira do Nascimento, ressalta que “a participação dos alunos em eventos on-line relacionados à Engenharia Florestal, como este, é muito importante para a formação profissional e para criar uma rede de contato com estudantes e profissionais de outras instituições. Temos alunos muito dedicados ao curso, e conseguimos observar isso nestas iniciativas. Como professora e coordenadora, fico muito orgulhosa de saber do empenho dos nossos alunos em se tornar um profissional de excelência”.

O objetivo do 1º Ebramem Quiz da Madeira 2021 foi disseminar conhecimento sobre um dos materiais de construção mais antigos e sustentáveis no mundo, a madeira. Além de ter incentivado a pesquisa sobre madeira para projetos, execuções e novas aplicações da madeira entre estudantes de graduação em arquitetura e urbanismo, engenharia civil, engenharia industrial madeireira, engenharia sanitária e ambiental, engenharia florestal, engenharia de materiais, engenharia mecânica, engenharia de produção civil e tecnologia (em construção de edifícios, material de construção ou equivalente).

• 1ª_rodada_do_Quizz_da_Madeira
  • Alunos_que_participaram