Alunos ingressantes do Campus Ji-Paraná participam de ambientação on-line

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 13h06 | Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 13h06 | Acessos: 128584

Ambientação AVA 2

A Coordenação de Educação à Distância (CEAD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou a ambientação dos alunos ingressantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Participaram estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Florestas, Informática e Química. As atividades tiveram início na quarta-feira (24/02/2021) e foram até sexta-feira (26/02/2021), sendo em horários distintos para cada uma das cinco turmas. A atividade fez parte da programação da “Semana de Acolhimento aos Alunos”, promovida pela equipe de Ensino do Campus Ji-Paraná.

Segundo a Coordenadora de Educação a Distância, Professora Ilma Fausto, apresentar aos alunos ingressantes o ambiente AVA é tão importante para sua adaptação e formação quanto as disciplinas cursadas presencialmente. “As ações de acolhimento no AVA contextualizam a dinâmica de trabalho do campus, a organização de postagem do professor, os prazos de atividades e a interação das turmas nos diversos períodos e anos dentro de uma plataforma funcional. O aluno tem atendimento individual para auxiliá-lo durante o semestre para facilitar o processo de adaptação”, explica, afirmando ainda que “[...] temos mudanças importantes e que o processo de ambientação traz mais humanização para educação, dentro da nova organização pedagógica em tempos de pandemia”.

O aluno Breno Andrade, do 1º ano A do Curso Técnico em Floresta, considerou muito importante a ambientação e a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o AVA. “Vai nos ajudar a estar em dia com as atividades, e então não tirar notas baixas”, comentou.

Para a aluna Karina Damas, também do 1º ano A do Curso Técnico em Floresta, são muito “importantes essas reuniões explicando como usar o AVA, porque muitas vezes o aluno não sabe usar e necessita de ajuda. E assim com o passar do ano, todos vão poder fazer as tarefas mais tranquilos”.

Opinião compartilhada pela aluna Amanda Campos da mesma turma de Karina. “A ambientação do AVA é importante, pois para mim é tudo muito novo, e esta formação me deu uma base sobre como serão as atividades para orientação”, disse.

• Ambientação_AVA_1
  • Ambientação_AVA_2