Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Oficina sobre o Processo de Avaliação no Ambiente Virtual é realizada pelo Campus Ji-Paraná

Publicado: Quarta, 17 de Fevereiro de 2021, 14h57 | Última atualização em Quarta, 17 de Fevereiro de 2021, 15h17 | Acessos: 35962

OFICINA PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL 5

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram durante a I Semana Pedagógica 2021 da Oficina sobre o Processo de Avaliação no Ambiente Virtual. As atividades foram ministradas virtualmente, no dia 05 de fevereiro, pelo Diretor de Educação a Distância do IFRO, Aloir Pedruzzi Junior.

Segundo o Departamento de Apoio ao Ensino (Dape) do campus, a oficina teve como objetivo promover a reflexão teórica sobre as principais concepções e possibilidades de avaliação relacionadas à Educação a Distância (EaD). “A oficina abordou o Sistema de Avaliação EaD 2021 (APA), promovendo reflexão teórica sobre as principais concepções e possibilidades de avaliação relacionadas à Educação a Distância (EaD), considerando as especificidades dessa modalidade de ensino, e assim impulsionada pelo célere desenvolvimento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no IFRO, a EaD reconfigura as relações espaço temporais do ensino tradicional e instaura o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como novo suporte possível para a construção coletiva/colaborativa do conhecimento”, explica.

A Coordenadora de Educação a Distância, Campus Ji-Paraná, Professora Ilma Fausto, ressaltou a importância dos encontros pedagógicos no IFRO para os profissionais da educação. “As possibilidades hoje oferecidas pelas TDICs, quando aliadas à EaD, são inúmeras e podem ser utilizadas de acordo com os objetivos a serem alcançados. Ferramentas como fóruns de discussão, chats, tutoria on-line, entre outras, fazem parte da maioria dos AVAs e podem ser empregadas como métodos de avaliação formativa, que se mostra o método avaliativo mais adequado para esses ambientes. Por meio dessa interação, torna-se possível acompanhar o desempenho dos educandos no decorrer do processo de ensino-aprendizagem”, comentou.

  • OFICINA_PROCESSO_DE_AVALIAÇÃO_NO_AMBIENTE_VIRTUAL_1
  • OFICINA_PROCESSO_DE_AVALIAÇÃO_NO_AMBIENTE_VIRTUAL_2
  • OFICINA_PROCESSO_DE_AVALIAÇÃO_NO_AMBIENTE_VIRTUAL_3
  • OFICINA_PROCESSO_DE_AVALIAÇÃO_NO_AMBIENTE_VIRTUAL_4
  • OFICINA_PROCESSO_DE_AVALIAÇÃO_NO_AMBIENTE_VIRTUAL_5
Fim do conteúdo da página