Campus Ji-Paraná inicia primeira Semana Pedagógica do ano

Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 10h56 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 10h56 | Acessos: 40672

I Semana Pedagógica Jipa 2021A I Semana Pedagógica On-line 2021 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, teve início no dia 4 de fevereiro. Este ano, foi intitulada “Educação em tempos de ensino remoto: os caminhos do conhecimento para a sala de aula atual no IFRO – Campus Ji-Paraná”.

A Coordenadora da Comissão Organizadora, Ana Quiovetti do Nascimento, afirma que “considerando os momentos de distanciamento e confinamento, de afirmação das desigualdades sociais, de dificuldades de acompanhamento da aprendizagem dos alunos, a presente Semana Pedagógica buscou trazer instrumentos e reflexões para apoiar docentes e demais servidores num cenário de mudanças e complexidade, priorizando a continuidade ao direito a educação dos alunos. Farão parte desta I Semana uma série de atividades e ações que possibilitarão aos participantes melhores resultados no processo ensino aprendizagem dos alunos”.

“No primeiro dia, tivemos as apresentações dos representantes de todos os setores do campus, relatando sobre os informes gerais, resultados alcançados em 2020 e as metas para 2021. Também foi apresentado pela Enfermeira Rosiely Pinho o Protocolo Sanitário para a proteção da covid-19, no ambiente de trabalho do IFRO Campus Ji-Paraná. Nos demais dias foram programadas atividades diversas, desde oficinas práticas e pedagógicas, debates, seminários, assembleia mediada e painel. As temáticas escolhidas vão ao encontro das situações e necessidades do ensino que os professores apresentaram em ano letivo anterior”, completa a Coordenadora.

Dentre as oficinas pedagógicas e práticas realizadas estavam: O uso de Podcast para as aulas no ensino remoto; Produção e edição de vídeo aula interativas; Planejamento e avaliação docente no ambiente virtual; Módulo ETEP/SUAP e o sistema SUAP para docentes. As atividades ainda contemplam o debate sobre o acompanhamento estudantil e dois painéis sobre as estratégias pedagógicas estudantis adotadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e um painel integrado docente, para compartilhamento de experiências significativas de ano anterior.

As experiências compartilhadas contemplam temas como o nivelamento no contexto do ensino on-line, prática de acompanhamento de aluno atendido pelo Napne e atividade interdisciplinar desenvolvida em forma de gincana on-line. Ocorreu ainda um seminário sobre a formação continuada docente no contexto do IFRO.

Segundo o Chefe do Departamento de Apoio ao Ensino (Dape), Gleison Guardia, “a Semana Pedagógica de 2021 foi um evento inesquecível, neste ao recebermos nossos colegas servidores, amigos e parentes de forma totalmente remota nos desafia a cada dia transpor a impessoalidade do meio virtual para transferir carinho, compaixão, afetividade e o prazer de conviver com todos”.

O Professor Gleison diz que neste ano “a equipe de servidores do Campus Ji-Paraná ousou em avançar e inovar uma vez mais, ato constante nesses momentos de pandemia, propondo um ensino de qualidade e em formato remoto. Pensando na forma mais adequada ao aluno e ao docente, por meio da mediação virtual, concentrar-se em menos com mais profundidade é a aposta para mitigar ainda mais os efeitos negativos deste momento. Com o apoio e carinho de todos, é com satisfação que iniciamos 2021, na esperança e certeza de que teremos um dos melhores anos de nossas vidas”.

Como atividade final foram realizados estudos e esclarecimentos sobre a implementação de uma proposta de ensino modular para o Campus Ji-Paraná por meio de assembleia mediada. “Tivemos a participação especial de colaboradores internos, os servidores do campus e colaboradores externos: o Diretor de EaD da Reitoria, Aloir Predruzzi Júnior, e o Editor de Vídeos, Riberlan Ataíde Calheiros. Assim sendo, esta I Semana Pedagógica On-line do Campus Ji-Paraná, mesmo de forma remota, tornou-se um espaço privilegiado de estudo para a integração de novos conhecimentos, apropriação de novas práticas pedagógicas, que garantirão maior efetividade no ensino”, finalizou a Coordenadora Ana Nascimento.