Campus Ji-Paraná reúne convidados para tratar trabalhar sobre estudante público-alvo da educação especial

Publicado: Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 08h13 | Última atualização em Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 08h13 | Acessos: 39405

Curso Tecnologias Assistivas em Ji ParanáO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, iniciou a disciplina Conceitos e Fundamentos sobre Estudante Público-Alvo da Educação Especial. A disciplina faz parte do Curso de Formação Continuada em Serviço: Tecnologia Assistiva com ênfase na Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, ofertado na modalidade EaD (Educação a Distância).

O curso foi aberto no dia 9 de novembro de 2020 e tem previsão de término em 30 de maio de 2021. Ofertado na modalidade curso FIC (Formação Inicial e Continuada), reúne profissionais da educação de todos os estados. Ao todo, o curso possui 350 pessoas participantes.

No dia 2 de fevereiro, as Professoras Marlene Rodrigues e Ilma Rodrigues de Souza Fausto ministraram o módulo para os alunos e contaram com a presença da Professora Fátima Elisabeth Denari, que atua no Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista (FCL/Unesp). Ela prestigiou a aula, participando ativamente dos trabalhos.

O Analista de Sistemas, Robson André Santos de Souza, fez uma narrativa sobre sua trajetória acadêmica até a conclusão do mestrado e as adaptações que foi submetido por ser um aluno cego. Segundo as professoras ministrantes, foi um relato emocionante dentro do conceito: “nada sobre nós, sem nós”, da integração à inclusão do EPAEE (Estudantes Público Alvo da Educação Especial).

A aula também contou com a presença do mestrando José Lourione Freitas Bernardino, relatando sua história dentro da escola sendo um aluno cego. E a Professora Ilma Fausto falou da importância dos cursos que discutem a inclusão e formam os professores, colaborando no desenvolvimento de práticas e adquirir conhecimentos que irão favorecer a sua experiência dentro da sala de aula com o uso de tecnologia assistiva.

• Curso_Tecnologias_Assistivas_Ji-Paraná_2
  • Curso_Tecnologias_Assistivas_em_Ji-Paraná