Campus Ji-Paraná entrega 800 frascos de álcool em gel para Fundo Municipal de Saúde

Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 11h56 | Última atualização em Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 12h06 | Acessos: 92133

Entrega Álcool em Gel em Ji Paraná 8O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou a doação de 800 frascos de álcool em gel (500 ml cada), ao Fundo Municipal de Saúde de Ji-Paraná. O álcool foi produzido pela equipe do Projeto “Produção de álcool em gel e sanitizante como parte do esforço para enfrentamento aos efeitos da pandemia de covid-19 em Ji-Paraná”. A entrega ocorreu no Campus Ji-Paraná, no dia 18 de dezembro.

O projeto é coordenado pelos Professores Luiz Américo da Silva do Vale Wilhan Gonçalves Nunes, que explicam ter sido a última remessa do ano doada. Entre os objetivos da ação estão buscar suprir a demanda da cidade de Ji-Paraná por sanitizantes a base de álcool 70º GL durante o período da pandemia de covid-19 com a meta de produzir 40 litros diários de álcool em gel e mais 20 litros diários de sanitizantes alcoólicos à base glicerina, de acordo com recomendações da OMS. O projeto é desenvolvido por servidores (docentes e técnicos) e discentes do Curso Técnico em Química e da Licenciatura em Química do Campus Ji-Paraná.

O álcool produzido e doado ao município visa contribuir para minimizar os impactos da pandemia de covid-19 na população de Ji-Paraná, ajudando na redução da transmissibilidade do vírus, bem como demonstra o compromisso do IFRO com a sociedade. A distribuição do álcool produzido pela equipe do projeto estará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com a nota técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a doação de álcool em gel.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Álvaro Luís Galvão Ignácio, o IFRO consegue com a ação realizar também a formação dos estudantes. “Esses frascos, essa doação, vai literalmente chegar às mãos das pessoas que precisam. Nós temos na pandemia muitos compromissos, dentre eles a prevenção. E o que estão fazendo, além de valorizar o trabalho dos alunos na parte científica é unir a essa parte super útil e importante que é a prevenção da transmissibilidade do coronavírus”.

Na oportunidade o Secretário além de receber a doação do álcool em gel produzido no Campus Ji-Paraná, também conheceu a estrutura do IFRO no município. Uma parte do álcool doado será distribuída ao Hospital Municipal de Ji-Paraná, e a outra parte será distribuída no Centro de Especialidades Médicas (CEM), inaugurado na sexta-feira, 18 de dezembro, em Ji-Paraná.

Do IFRO, participaram a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Pivetta, a Coordenação de Comunicação e Eventos e a Professora Leiva Custódio Pereira, representando a equipe do projeto. Elas apresentaram as dependências do campus e o Laboratório de Química, onde está sendo produzido o álcool em gel. A Professora Letícia explicou ao Secretário sobre a atuação do IFRO no ensino, pesquisa e extensão, enfatizando as pesquisas cientificas e os projetos desenvolvidos.

Contexto

Em 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o mundo enfrentava uma pandemia de covid-19. A doença é causada pelo SARS-CoV-2, um vírus do tipo corona com amplo poder de contágio e para o qual a espécie humana não possui defesas naturais. A OMS recomenda várias medidas para o enfrentamento à pandemia de covid-19, dentre os quais estão a redução do contato social através da diminuição do fluxo de pessoas nas cidades, uso de máscaras respiratórias, assepsia das mãos com o uso de água e sabão e produtos contendo álcool à concentração de 70º GL.

Diante da necessidade, o do Projeto “Produção de álcool em gel e sanitizante como parte do esforço para enfrentamento aos efeitos da pandemia de covid-19 em Ji-Paraná” é desenvolvido no Campus Ji-Paraná, utilizando laboratórios de química, insumos e equipamentos necessários à produção e análise das formulações. Possuindo como publico final idosos, população carente que não tem acesso a sanitizantes alcoólicos e hospitais de Ji-Paraná, durante a pandemia de covid-19.

• Entrega_Álcool_em_Gel_em_Ji-Paraná_1
  • Entrega_Álcool_em_Gel_em_Ji-Paraná_2