Alunos do Campus Ji-Paraná participam da aula de encerramento da Pós em Gestão de Instituições Públicas

Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 14h39 | Última atualização em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 14h39 | Acessos: 88989

Campus Ji Paraná Finalização Pós 2

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram da aula de encerramento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Instituições Públicas. O evento ocorreu no dia 16 de dezembro, por videoconferência, reunindo discentes da especialização.

A aula que teve participação dos outros polos ofertantes da pós-graduação já alcançou mais de seis mil acessos. Também esteve presente, de forma on-line, o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, e demais representantes do IFRO. A transmissão contou com o apoio tecnológico e inclusão das intérpretes de Libras contratadas pelo Campus Ji-Paraná.

Iniciada em dezembro de 2019, o MBA em Gestão de Instituições Públicas possui o objetivo de habilitar profissionais para atuarem como gestores de instituições públicas, buscando desenvolver competências para liderar, articular, gerir e pensar de forma estratégica e inovadora a ação governamental, considerando os desafios e as perspectivas da administração pública federal, estadual e municipal, e contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade.

No Polo Ji-Paraná, a turma de 40 alunos era composta por pessoas formadas em áreas diversas. A oferta ocorreu na modalidade a distância, composta por dez disciplinas integradas e em tempos de pandemia o atendimento remoto se tornou essencial, com a utilização de ferramentas específicas do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e infraestrutura para atividades complementares, para sanar dúvidas de conteúdo por parte dos tutores, e quanto às questões técnico-administrativas por parte dos tutores administrativos.

Também foram realizadas ações de permanência e êxito, promovendo aulões para tirar as dúvidas dos alunos “Acreditamos que alcançamos nosso objetivo”, avaliou a Coordenadora de Ensino a Distância do Campus Ji-Paraná, Ilma Fausto. A Mediadora Tatiana Gigliolla diz sentir gratidão por “[...] fazer parte da construção do conhecimento desses alunos mais que especiais. Grandes momentos, mesmo que virtuais, foram criados, e desejo a todos grande sucesso em sua jornada. Foi um prazer inenarrável estar com essa turma e fazer parte da construção de sua história”.

Conforme a Procuradora Sirlene Muniz Ferreira e Candido: “Eu me sinto satisfeita por ter participado dessa primeira turma, pois como procuradora do Município de Ji-Paraná, o curso me deu a oportunidade de ter toda uma visão acadêmica e atualizada da administração pública. O curso me colocou em dia com o que há de mais atualizado em gestão pública. E o mais importante foi que o curso foi oferecido na modalidade EaD. Quero agradecer muito às nossas professoras monitoras, Ilma e Tatiana”.

Alexandre Alves Ramos, que também está concluindo a pós, ressalta a importância dos professores do polo no êxito da formação, bem como o conhecimento adquirido na formação. “Conseguimos chegar ao final desse MBA, uma experiência indescritível, um ano que imaginávamos que estava perdido  e conseguimos avançar tanto. Estou até escrevendo um artigo para uma revista jurídica e ele tem um tema bastante sugestivo, chama-se: covid-19 e o convite a conhecer novas oportunidades, cerceia o direito de ir e vir, porém abre fronteiras inimagináveis. Isso resume bem o nosso ano e as nossas dificuldades, o quão foi satisfatório trocarmos experiências e dúvidas”, afirmou.

Já o educador Tercio Lins de Mendonça mostra que os desafios propostos durante o curso foram superados com a contribuição de todos, por isso ele diz ter grande alegria e orgulho de ter conhecido o IFRO. Ele, que também faz parte da turma concluinte, comenta: “Foi um curso que realmente deu uma alavancada na minha carreira profissional, principalmente dos conhecimentos adquiridos e a interatividade com o corpo docente”.

• Campus_Ji-Paraná_-_Finalização_Pós_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Finalização_Pós_2