Campus Ji-Paraná realiza Semana de Ciência e Tecnologia e V Semana Acadêmica de Química

Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 19h56 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 19h59 | Acessos: 84028

IFRO Campus Ji Paraná SCT e V SEMANA DE QUÍMICA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou entre os dias 23 e 27 de novembro, a Semana de Ciência e Tecnologia e a V Semana Acadêmica de Química. As atividades das duas programações aconteceram on-line e contaram com a participação de alunos e servidores da unidade e de outros campi da instituição, além da comunidade externa. Os eventos contaram com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, que enriqueceram a formação acadêmica, profissional e pessoal dos participantes.

Os eventos foram organizados pelo Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Ji-Paraná e propuseram debater assuntos relacionados à Química, Engenharia Florestal, Informática e áreas afins. O professor Luiz Roberto de Assis Júnior foi o presidente da comissão organizadora e o professor Wanderson Roger Azevedo Dias foi o presidente da comissão científica. “Agradeço a todos da comissão organizadora, professores e alunos que contribuíram para esse evento. Além de nossos convidados palestrantes, que foram sensacionais e não cobraram nada para participar. O evento foi totalmente on-line e gratuito e terá publicação em anais dos trabalhos apresentados”, destacou a professora Lorena de Souza Tavares, chefe do Departamento de Pesquisa do Campus Ji-Paraná.

Para a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Pivetta, a Semana de Ciência e Tecnologia, em conjunto com a V Semana de Química, foram importantes para que trabalhos de ensino, pesquisa e extensão fossem apresentados a comunidade, “[...] mostrando que o IFRO, mesmo mediante a pandemia manteve e até expandiu as suas atividades, de forma remota e segura. Também foi uma oportunidade para nossos alunos, e demais interessados em participar das palestras, de ter contato com pesquisadores renomados de diferentes instituições e estados do nosso país. Parabenizamos os organizadores e demais participantes pelo excelente e produtivo evento".

O Presidente da Comissão Organizadora do evento, Professor Luiz Roberto de Assis Júnior destacou que os eventos on-line contaram com atividades síncronas e assíncronas. “Essa semana proporcionou diversos encontros, com professores de outras instituições e representantes de empresas, o que possibilitou a integração dos estudantes do Campus de Ji-Paraná e comunidade externa, oportunizando assim novos conhecimentos. O evento atingiu 19 estados do território brasileiro, contando com mais de 500 inscritos, 39 apresentações de trabalhos, o que surpreendeu a comissão organizadora do evento mostrando que, mesmo em épocas difíceis, é importante ter eventos que disseminam conhecimento científico e tecnológico", informou.

Durante as atividades propostas foi possível conhecer um pouco mais sobre o curso de Licenciatura em Química, além de visualizar relatos e registros históricos desses 10 anos de curso. Nos chats das atividades os participantes deixaram depoimentos, como no “Encontro: Alusão aos 10 anos do Curso de Licenciatura Química”, realizado via Google Meet e transmitido pelo canal do Youtube do Campus Ji-Paraná. A internauta Jaqueline Rocha Veloso comentou: “Muito bom, amei!”. Já o participante Valério Magalhães Lopes disse: “Parabéns a todos”. Na palestra “Ciências Forenses: A ciência desvendando crimes” ministrada pela Professora Dra. Aline Thaís Bruni (FFCLRP/USP), os elogios também foram externados no chat. Agliane Lopes considerou “sensacional a palestra” e Alexandre Alves Ramos achou “instigante o tema!”.

Para saber mais basta clicar nos links abaixo e navegar pela história do curso:

Mural de memórias e recados - Turmas 2017-2020 - Licenciatura em Química - IFRO Ji-Paraná

Mural de memórias e recados - Turmas 2010-2013 - Licenciatura em Química - IFRO Ji-Paraná