Campus Ji-Paraná chega a mais de 800 protetores faciais entregues à comunidade

Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 13h03 | Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 13h03 | Acessos: 80112

Engrega Face Shild 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou a entrega de mais protetores faciais de acetato acrílico (tipo face shield) no dia 8/10/2020. Agora, no total já são 800 protetores faciais doados para profissionais que atuam no combate à pandemia. Nesta última entrega social foram 60 máscaras doadas à Congregação Cristã no Brasil.

Os protetores conferem uma barreira física à propagação da covid-19, preservando a saúde de pessoas que, neste momento, não podem estar em isolamento social. Várias entidades foram beneficiadas dentro e fora do município de Ji-Paraná por meio do trabalho de servidores e alunos e de recursos disponibilizados via edital, pela Reitoria, totalizando quase R$ 10 mil investidos.

“Tendo em vista que a covid-19 entrou no Brasil no início de março, prontamente o grupo de informática pensou em que poderíamos ajudar no combate à pandemia. Foi então pensado em produzir os protetores faciais. Já produzimos e distribuímos quase mil unidades para todo o estado de Rondônia. Nos últimos 20 dias, nós tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho para parlamentares do estado, onde apresentamos as possibilidades e as oportunidades que impressão 3D proporciona aos alunos e à comunidade em geral. Assim, esperamos ainda mais investimentos em pesquisa e ações como essas para proporcionar ensino, pesquisa e extensão de qualidade”, afirmou o Coordenador do Projeto de Máscaras, Clayton Ferraz.

Na ocasião, estavam no campus o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Leticia Carvalho Pivetta, e o Senador Acir Gurgacz. O aluno Wallyson Gabriel, do segundo ano do Curso Técnico em Informática, explicou como está sendo executado o Projeto “Máscaras 3D como parte do esforço para enfrentamento aos efeitos da pandemia de covid-19 em Ji-Paraná – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Ji-Paraná”.

Segundo Letícia Pivetta, o Campus Ji-Paraná continua atendendo à comunidade ji-paranaense não apenas pela educação, mas também através de seus projetos de combate à covid-19. Entre eles está o projeto de máscaras de acetato acrílico, cujas máscaras são produzidas pelas impressoras 3D da incubadora e dos grupos de pesquisa do Campus Ji-Paraná. “Tal ação é importante, pois demonstra que o IFRO está atento e atuante na comunidade onde se insere. Esperamos que a comunidade religiosa beneficiada faça bom uso das máscaras, preservando a vida de seus integrantes e, desta, forma, de toda a sociedade. A presença de parlamentares durante a entrega foi de expressiva importância, já que somos servidores públicos e temos como objetivo principal atuar de forma a beneficiar os cidadãos do nosso país”.

Em julho, durante a finalização do projeto em evento on-line, o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, comentou a postura da unidade que está atuando em diversas frentes de trabalho. “O envolvimento do campus é elogiável, assim como outros campi que estão realizando ações de enfrentamento à covid-19, com a produção de máscaras, de álcool em gel e de protetores faciais. As ações que vocês estão desenvolvendo têm uma importância significativa”, afirmou o Reitor, mostrando o quanto as ações de todo o IFRO colaboram com Rondônia no enfrentamento da pandemia.

• Engrega_Face_Shild_1
  • Engrega_Face_Shild_2