Campus Ji-Paraná realiza Cerimônia de Colação de Grau Virtual de dois cursos de graduação

Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 11h54 | Última atualização em Terça, 13 de Outubro de 2020, 17h28 | Acessos: 37123

Campus Ji Paraná Certificação 5

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou a I Cerimônia de Colação de Grau Virtual dos Cursos de Licenciatura em Química e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O evento ocorreu na noite de quarta-feira (7/10) e o evento pôde ser acompanhado ao vivo pelo Facebook e Youtube da unidade educacional.

A solenidade contou com a presença do Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, da Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Leticia Carvalho Pivetta, e das formandas Jussara Costa Teixeira Borges e Nayara Bonim do Nascimento, que representaram os concluintes dos Cursos de Licenciatura em Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, respectivamente, além das intérpretes de Libras, Sandra Alves da Cruz Salazar e Suellen da Silva Miranda Moreira, que fizeram a tradução simultânea da cerimônia. A cerimônia foi conduzida pela Coordenadora de Comunicação da unidade, Emi Silva de Oliveira.

Em sua fala, Jussara Costa Teixeira Borges agradeceu o apoio dos familiares durante a graduação e dedicou a vitória à filha. Também se lembrou dos colegas de curso, das orientadoras e dos professores que colaboraram não só com conteúdos didáticos, mas também com ensinamentos de vida. “Preparam-me para a caminhada de vida. Alguns passaram a ser muito mais que professores e se tornaram amigos. Estou orgulhosa e mostrando a todos que somos capazes, pois não deixamos o desânimo e as dificuldades nos atrapalharem”, discursou.

A paraninfa da turma de Licenciatura em Química, Alice Cristina de Souza Lacerda, relembrou o desejo da formanda Jussara de comemorar o dia da colação com muitas pessoas e da impossibilidade que o atual momento impõe a todos. “Você está tendo uma formatura diferente, é o seu dia de comemorar, é o seu dia de vitória, e esse momento reflete as mudanças que nós, professores, estamos enfrentando, com essa exigência por aprender, por fazer as coisas de maneira diferente, de arregaçarmos as mangas e irmos às lutas”, falou.

Nayara Bonim do Nascimento ressaltou o empenho de todos os profissionais do campus na caminhada dos formandos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em especial na atual conjuntura, que exigiu adaptações. “Saibam que sem vocês a nossa aventura não seria possível. Obrigado por nunca desistirem de nós. [...] Hoje, eu, Mateus, Miriam e Angela chegamos ao fim de nossa aventura inesperada, somos poucos, mas representamos muitos, representamos aqueles que não conseguiram chegar até aqui, mas que forma verdadeiros heróis, sem vocês poderíamos não ter conseguido, obrigado queridos colegas”, disse durante o seu discurso.

O paraninfo do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Reinaldo Lima Pereira, agradeceu e lembrou-se dos demais professores homenageados durante a cerimônia de colação de grau. “A alegria de receber essa homenagem é inenarrável e o sentimento de gratidão é incomensurável, mas junto com esses sentimentos vem o senso de responsabilidade e de obrigação de continuar melhorando como profissional e também como pessoa para poder faz jus a esse título a mim conferido por esses acadêmicos, agora tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, falou.

A Diretora-Geral do campus, Leticia Carvalho Pivetta, agradeceu toda a equipe responsável pela organização da cerimônia de colação de grau e parabenizou os formandos. “Sintam-se todos abraçados e acalentados. Futuramente, em segurança, voltaremos a nos encontrar presencialmente Essa experiência de vivenciar uma pandemia trouxe dificuldades para todos, mas ela também está trazendo desafios que estão sendo enfrentados e vencidos”, comentou a gestora falando ainda da relevância da educação e das inovações tecnológicas para o atual momento.

O Reitor Uberlando Tiburtino Leite encerrou a cerimônia destacando o trabalho desenvolvido pelos servidores do Campus Ji-Paraná durante o ano de 2020, além de parabenizar os recém-formados em Licenciatura em Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Esse momento é muito especial para a instituição, principalmente para uma instituição pública no cenário em que a gente vive hoje. Então colocar vocês à disposição da sociedade, em áreas tão importantes, é extremamente gratificante para nós”, disse o gestor acrescentando sobre a grande demanda por profissionais docentes e por pessoas formadas na área de tecnologia no mundo do trabalho.

Para o Presidente da comissão de formatura, Max Uanderson Pereira Menegaz, o momento atual exige cuidados, mas não impediu de sonhar e realizar sonhos. “Os formandos do primeiro semestre de 2020 tiveram um importante sonho realizado de forma diferente do que esperavam, pois estamos em um ano peculiar/atípico. Respeitando as normas de isolamento social devido à pandemia da covid-19, o Campus Ji-Paraná, por meio da Comissão de formatura, realizou a cerimônia on-line de colação de grau que foi transmitida ao vivo aos familiares e aos amigos dos alunos. Para a comissão foi gratificante ver a emoção da aluna Nayara ao realizar o seu discurso de forma tão emocionante, pois são essas situações que nos fazem ver que o esforço para a realização da solenidade valeu a pena. Graças ao trabalho e à dedicação da equipe o evento foi um sucesso”, avaliou.

A cerimônia teve 124 visualizações com frequência contínua no Youtube. Mais de 500 pessoas visualizaram a transmissão pelo Facebook. O evento pode ser revisto através do seguinte link: https://bit.ly/34FuMpj (Facebook).

• Campus_Ji-Paraná_-_Certificação_10
  • Campus_Ji-Paraná_-_Certificação_11