Professora do Campus Ji-Paraná aborda Educação 5.0 em palestra de instituição parceira

Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 11h32 | Última atualização em Terça, 13 de Outubro de 2020, 11h32 | Acessos: 20231

Professora Ilma FaustoEducação 5.0 e Heutagogia foram os temas abordados pela Professora Ilma Fausto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, em uma palestra ministrada em um evento on-line da Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). O debate ocorreu na noite de quinta-feira (8).

Durante a palestra, a docente abordou que a pandemia da covid-19 trouxe diversas mudanças, mas também antecipou transformações que estavam na iminência de acontecer, como, por exemplo, o uso de tecnologias digitais e abordagens sobre o uso de ferramentas dentro do ensino remoto. “Ressignificamos nosso ensino e o conjunto destas práticas nos trouxe para a Educação 5.0, onde o educador ocupa a posição de mentoria e os jovens são protagonistas de sua história, incentivados a realizar a junção da tecnologia às inteligências social e emocional, criando soluções impactantes para a sociedade ou as comunidades em que estão inseridos”, comentou.

Segundo a professora, o protagonismo dos jovens na criação de soluções é um dos objetivos da Educação 5.0 “[...] tornando-a essencial para a Educação Empreendedora e com isso a Heutagogia promove a autodisciplina e auto-organização, deixando o aluno preparado para a sociedade 5.0. Desta forma, a indústria 5.0 recebe um aluno preparado para o mercado de trabalho e com soluções tecnológicas vinculadas à realidade de cada setor”, explicou.

Ilma ressaltou que a Sociedade 5.0 é baseada em tecnologia e centrada no ser humano, valorizando o trabalho colaborativo. “O IFRO busca um aluno protagonista de sua história e nossa função é promover esse protagonismo!”, complementou.