Campus Ji-Paraná realizará oitava edição do Day Software

Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 11h22 | Última atualização em Terça, 13 de Outubro de 2020, 11h22 | Acessos: 13391

VIII DAY SOFTWARE

As inscrições para participar da oitava edição do Day Software já estão abertas. O evento, que é organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, terá como temática “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, em concordância com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020. As atividades acontecerão entre os dias 20 e 25 de outubro e os interessados podem se inscrever através do link: https://www.even3.com.br/daysoftware2020.

O evento é voltado para os profissionais da educação e estudantes do ensino presencial e a distância, egressos e demais profissionais da área que estejam interessados na temática do evento. As atividades também são abertas a toda comunidade acadêmica em geral e a membros da sociedade civil que se sentirem contemplados pela temática do evento.

De modo a atender ao novo contexto socioeconômico deflagrado pela pandemia da covid-19, intitulado o “novo normal”, o oitavo Day Software será realizado dentro da modalidade on-line, abordando um tema presente no cotidiano de boa parte da população e que está vinculado a todas as áreas de conhecimento que discutem ciência no Brasil. “Entendemos que as principais diferenças entre ele e o presencial é a grande abrangência de público-alvo e também a infraestrutura tecnológica do IFRO para atender a esta demanda”, ressaltam os organizadores do evento destacando ainda que a proposta on-line busca alcançar um público que até hoje o evento, em sua oitava edição, não alcançou.

O evento contará com atividades nos formatos: Do It Yourself, Meetup, Palestras Tecnológicas, Mesa-Redonda, Oficinas Tecnológicas, Exposição Tecnológica, Workshops com Egressos, Grupos de Discussão. “Apresentando-se, desta forma, como uma atividade de extensão na formação dos estudantes e da comunidade. Essa troca entre os alunos, os professores e a comunidade em geral será importante para pensar e compreender o contexto social, político e cultural da nossa região”, complementa a organização do evento.

Sobre o evento

O evento trará esclarecimento sobre como aplicar a Inteligência Artificial às áreas de conhecimento. Dentre os objetivos específicos estão: promover a difusão científica dos alunos à pesquisa nas áreas dos cursos; promover a integração dos cursos técnicos, de graduação, tecnológicos, de pós-graduação e de formação inicial e continuada com a comunidade; oferecer ao público abordagens e perspectivas distintas sobre o mesmo tema; expor ideias e assuntos que fomentem a discussão e a intensa participação dos egressos e profissionais ligados à temática, identificando problemas e sugerindo possíveis soluções; estimular a demanda para o próximo evento em 2021; integrar a escola com a comunidade, evidenciando a extensão e a curricularização do campus com propostas integradoras; realizar intercâmbios de conhecimento entre alunos dos ensinos médio, técnico, tecnológico e superior com a comunidade.

Em sua oitava edição, o evento se propõe em divulgar e popularizar a ciência, promovendo produções científicas, através de uma variedade de modalidades de atividades. Durante cinco dias, o evento apresentará aos interessados as Tecnologias de Empoderamento das Profissões, pois fica claro que a Inteligência Artificial tem mudado a forma de exercer da maioria das carreiras e também promover a interação dos cursos do IFRO e demais instituições parceiras. O evento está cadastrado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e apoia o Projeto Movimento Rondônia pela Educação. Para conferir toda a programação clique AQUI