Projeto de extensão do Campus Ji-Paraná trabalha divulgação do IFRO em jogo educativo

Publicado: Terça, 08 de Setembro de 2020, 17h47 | Última atualização em Terça, 08 de Setembro de 2020, 17h47 | Acessos: 25002

Jipa Extensão3O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná,  utilizou um proposta de gamificação para ensinar lógica de programação. O Projeto de Extensão foi aprovado em 2019 com o título “IF’ LOGIC - Divulgação do IFRO através de jogo educativo ambientado no Campus Ji-Paraná”.  O objetivo foi desenvolver um jogo digital para a divulgação do campus e ao mesmo tempo ensinar lógica de programação.

De acordo com o projeto, um jogo digital pode ser uma ótima ferramenta para ensinar ao tornar o processo de aprendizagem lúdico, prendendo a atenção do aprendiz e o divertindo enquanto aprende. A busca foi por divulgar o campus do IFRO na cidade de Ji-Paraná, que passou a ser o cenário do jogo digital. Além de ensinar lógica de programação para a comunidade acadêmica de forma lúdica e sem sair de casa.

Segundo o Coordenador do Curso Técnico em Informática do Campus Ji-Paraná, Jackson Henrique da Silva Bezerra, “posso destacar que este projeto me enche de orgulho, pois nossos bolsistas Iury e Samuel conseguiram retratar o Campus Ji-Paraná com uma semelhança impressionante. A comunidade externa do IFRO pode conhecer o Campus Ji-Paraná e ter uma dimensão do seu tamanho e os locais dos laboratórios, salas de aulas, setores administrativos e outros. O projeto é inovador, uma vez que não identificamos na Internet algo parecido feito para campus de universidades ou institutos federais”.

Ao propor o projeto, eles levaram em consideração que um jogo digital pode servir para o jogador conhecer qualquer parte do mundo (bairro, cidade ou país), utilizando como parte do cenário 3D do jogo onde o personagem irá se movimentar e realizar os seus desafios. Para construir um jogo digital, se faz necessário a pesquisa e compreensão das diversas etapas necessárias para a sua construção, como a modelagem 3D, linguagem de programação e a utilização de motores gráficos de jogos.

Iury França conta que “o IFs LOGIC foi um projeto que alavancou minha experiência como programador e, principalmente, como integrante de trabalho em grupo. Foram meses e meses desenvolvendo algo que, no começo, não esperava que chegasse a proporção que acabou chegando. Saímos de somente uma sala quase vazia com um único puzzle, para a escola quando completa com vários puzzles, alunos espalhados, além de objetos e outros cenários que fazem uma escola ser uma escola. Eu me sinto um pouco sortudo de ter tido essa oportunidade de trabalhar, mas acima de tudo eu me sinto grato por ter aceitado e dado tudo de mim para o projeto e para a equipe”.

Samuel Guedes Alves de Moura também foi um dos designers e modeladores que contribuíram para que o projeto saísse do papel. “Eu já vinha estudando antes sobre design e 3D, porém nunca tinha participado da criação de um jogo. E isso acabou sendo uma experiência fantástica. Existe todo um processo na criação de um modelo 3D, desde a modelagem a texturização, principalmente se for algo destinado a um game, que tem vários objetos no cenário e estes não podem ser muito pesados. Então, isso requer uma atenção redobrada”, diz.

• Jipa-Extensão1
  • Jipa-Extensão2