Campus Ji-Paraná recebe visita da Vigilância Sanitária para ações educativas alusivas ao dia 05 de agosto

Publicado: Terça, 25 de Agosto de 2020, 09h34 | Última atualização em Terça, 25 de Agosto de 2020, 09h39 | Acessos: 14578

JipaVig4Com objetivo de conhecer as medidas preventivas adotadas pelo projeto de produção de álcool em gel realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, fiscais da Vigilância Sanitária do município realizaram uma visita no campus, na última quinta-feira (20/8). A ação faz parte da comemoração do Dia Nacional de Vigilância Sanitária, celebrado em 5 de agosto.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o campus tem desenvolvido o projeto de produção de álcool em gel, reforçando o enfrentamento e combate à covid-19 em Ji-Paraná e região. A Lei nº 13.098, de 27 de janeiro de 2015, institui o Dia Nacional da Vigilância Sanitária e também que os estabelecimentos promovam atividades comemorativas envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema de Vigilância Sanitária, em todas as esferas de governo, bem como nos estabelecimentos oficiais de ensino, com o objetivo de promover a conscientização da população, proporcionando adequados esclarecimento e divulgação aos estudantes, aos profissionais de saúde e às pessoas em geral quanto aos temas relacionados com a vigilância sanitária.

A Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Carvalho Pivetta, ressalta a importância de contar com a presença de agentes da Agevisa e da Vigilância Sanitária nas dependências dos laboratórios de química, onde o álcool em gel está sendo produzido. “Contamos com valiosas orientações de profissionais que têm o dever de garantir a promoção da saúde da população. E também nos sentimos respaldados nos trabalhos que, continuamente, temos realizado desde o início da pandemia, com a produção e a doação aos SUS de álcool em gel, proporcionando a sociedade ji-paranaense um produto eficaz na prevenção à contaminação de tal vírus”, explicou a diretora.

Para o Técnico de Laboratório do IFRO, Alexandre da Silva Machado, responsável pelo projeto de produção de álcool em gel do campus, a visita fortalece o bem-estar social das comunidades e a promoção da saúde. “A missão do IFRO é promover educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável”, relatou.

O fiscal da Agevisa que acompanhou a visita analisou como é benéfico para as instituições a troca de experiências realizadas e como a proximidade com os cidadãos pode ajudar a entender o verdadeiro papel da vigilância de proteção à saúde da população.

• JipaVig
  • JipaVig1