Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Ji-Paraná faz a recepção dos acadêmicos de Análise e Desenvolvimento de Sistema no retorno às aulas

Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 14h20 | Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2020, 14h22 | Acessos: 822

Recepção ADS em Ji Paraná 2A covid-19 transformou a rotina escolar e as nossas vidas. Os profissionais da educação estão se reinventando para essas mudanças e para as que ainda vêm por aí. Precisamos trabalhar essa nova realidade aprendendo um pouco a cada etapa, crescendo e nos tornando mais fortes devido ao coronavírus. Assim foi a acolhida da turma do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná.

Segundo a Diretora de Ensino do Campus Ji-Paraná, Andreia Mendonça dos Santos Lima, “foi com grande satisfação que recebemos nossos alunos para o início desse segundo semestre letivo. As aulas continuarão de forma remota para a segurança de todos. Mas toda a equipe do IFRO se preparou e planejou o semestre com carinho. Ver nossos alunos continuando os estudos nos traz o sentimento de alegria, pois isso significa que estão sendo resilientes ao momento e não desistiram no meio do caminho. Desejamos a todos bons estudos e estamos à disposição para colaborar com os que encontrarem dificuldades nesta jornada remota”.

Visando contribuir com o desenvolvimento e a formação humana integral dos acadêmicos, no evento on-line realizado na segunda-feira (17/08) foram abordados conteúdos relacionados à organização da rotina escolar, reflexão e compreensão crítica da realidade social, dos direitos sociais e a promoção da saúde física e mental. Além disso, foi apresentado o formato modular para a execução das disciplinas e sanadas outras dúvidas.

O Coordenador de Assistência ao Educando (CAED), Juliano Vilian Cencin, explicou: “A recepção dos alunos de ADS foi um momento de orientar sobre o andamento do segundo semestre e esclarecer dúvidas. Eu vejo que o novo formato modular pode trazer novos desafios como a readequação da rotina de estudos e a exigência de maior autonomia dos estudantes, mas também traz uma melhor organização das disciplinas para que o aluno tenha controle sobre a quantidade de conteúdo, com a diminuição de disciplinas por semestre e disposição do material no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), de modo que o estudante poderá avançar na disciplina conforme desenvolve seu aprendizado”.

Conforme a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Leticia Carvalho Pivetta, “receber nossos alunos com atenção e acolhimento especial é uma tarefa cumprida com gentileza e alegria pela equipe da CAED. Ontem foi a vez dos alunos de ADS e todos foram recepcionados pelas equipes do ensino, como parte integrante do projeto I Conexão Aluno: #conectando escola e vida. Na oportunidade, também houve esclarecimentos sobre a nova metodologia adotada para o semestre 2020/2, a modular. Tal metodologia é amplamente utilizada nos cursos EaD, em que as disciplinas de um semestre são organizadas em módulos. O aluno faz um módulo a cada vez. Essa organização permite um melhor aproveitamento, pois o aluno pode se concentrar em um número menor de temas a cada período do tempo. Parabéns aos professores e alunos de ADS pela correta e adequada opção pelo ensino modular, levando em conta o momento em que vivemos”.

O acadêmico Aldo José Ribeiro Junior diz que “foi de extrema importância a recepção dos alunos do curso de ADS realizada pelos professores e servidores do IFRO Campus Ji-Paraná. Questões importantes foram abordadas com o objetivo de nos instruir a termos um maior aproveitamento no semestre letivo. Para os alunos que estão iniciando sua vida acadêmica na instituição foi uma oportunidade de tirar dúvidas e também conhecer os demais discentes do curso, ocorrendo uma boa integração”.

O Coordenador do Curso, Reinaldo Lima Pereira, aborda o trabalho dos setores visando acolher e planejar as atividades do segundo semestre no Campus Ji-Paraná. “Foi realizada a acolhida dos alunos de ADS, em que a CAED, DAPE, DE e DG participaram trazendo para os alunos mensagens de apoio e motivação. Na ocasião, tanto a CAED como a coordenação falaram da importância de o aluno fazer a gestão da sua vida acadêmica, para fins de ter bons êxitos ao final do semestre. Também apresentamos as datas e os cronogramas para que os alunos pudessem fazer seus requerimentos. No entanto, a grande novidade foi a apresentação da modalidade modular, algo que tem empolgado tanto os alunos quanto os professores. Acreditamos que vamos ter sucesso nesta nova jornada”.

A Professora Albanita Buarque de Souza comentou sobre a modalidade modular adotada para o segundo semestre. “Por já ter experiência com a modalidade modular no ensino básico, não vejo nenhuma dificuldade em trabalhar com a mesma modalidade na graduação. É de fácil manuseio o instrumental, tanto para o aluno quanto o professor. A modalidade adapta-se perfeitamente às aulas remotas e auxilia o aluno a organizar seu tempo de estudo e a realizar suas tarefas. O desafio é fazer com que o aluno pesquise e estude com mais afinco, pois a aquisição dos conhecimentos dependerá exclusivamente do esforço e do interesse dele mesmo em acompanhar o professor, de forma remota, e sanar as dúvidas que surgirem”, finaliza a docente.

  • Recepção_ADS_em_Ji-Paraná
  • Recepção_ADS_em_Ji-Paraná_1
  • Recepção_ADS_em_Ji-Paraná_2
  • Recepção_ADS_em_Ji-Paraná_4
  • Recepção_ADS_em_Ji-Paraná_5
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.