Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes dos Cursos Técnicos são recepcionados para segundo semestre em Ji-Paraná

Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 14h08 | Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2020, 14h08 | Acessos: 678

Ji paraná recepção de cursos técnicos 2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, fez a recepção dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio das áreas de Informática, Química e Florestas. A videoconferência ocorreu no dia 12/08, em três diferentes horários para os cursos, visando contribuir com o desenvolvimento e formação humana integral dos alunos. Entre os conteúdos abordados estavam a organização da rotina escolar, reflexão e compreensão crítica da realidade social, dos direitos sociais e a promoção da saúde física e mental.

Com o compromisso que as instituições de educação possuem na construção da cidadania e que requer uma prática educacional direcionada à compreensão da realidade social e acesso a conhecimentos que proporcionem êxito no processo de ensino e melhor qualidade de vida, a Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) compreende que pode contribuir com o acesso, a permanência e o êxito dos alunos na instituição. Bem como no fortalecimento do laço social entre a família e a escola, nesse momento dos estudantes, sua realidade social e a rotina de atividades acadêmicas. E na articulação das áreas que privilegiam a dimensão educativa do cuidado à saúde, do cuidado de si, do outro e do ambiente, provocando efeitos no desenvolvimento saudável e protagonismo do educando e da comunidade onde vive.

A atividade on-line iniciou com o Coordenador da CAED do Campus Ji-Paraná, Juliano Viliam Cenci, desejando um feliz Dia do Estudante, uma vez que, este mês foi marcado com essa data e na sequência desejou bons estudos. Foi reproduzido um vídeo criado pela CAED com palavras de apoio aos estudantes, na sequência a fala da Diretora-Geral do campus (Letícia Pivetta) trazendo informações sobre o segundo semestre, depois a fala da Diretora de Ensino (Andréia Mendonça).

A seguir ocorreram algumas atividades desenvolvidas pela equipe da CAED com brincadeiras e dinâmicas, com sorteio de caneta marca texto, bloco de anotações entre outros. A CAED fez orientações sobre as atividades de ensino, prazo, número de atividades, informações sobre os auxílios, canais de comunicação e oferta de serviços.

Os coordenadores tiveram seu momento de fala, desejaram ótimo retorno às aulas e responderam as dúvidas que surgiram. Em vários momentos os alunos puderam expor suas angústias e colocar suas dúvidas sobre o andamento das atividades de ensino. Por fim, as equipes da CAED, Direção-Geral, Direção de Ensino e todas as coordenações se colocaram à disposição e desejaram bons estudos a todos os alunos.

 

Projeto

A recepção dos alunos compõe parte do Projeto desenvolvido pela Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) para direcionar ações que contribuam no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Em virtude da pandemia, está sendo utilizado como estratégia metodológica o uso de diversas ferramentas utilizadas em eventos realizados por meio da educação a distância, de acordo com a programação.

Para a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Leticia Carvalho Pivetta, no Projeto de Ensino “I Conexão Aluno: #conectando escola e vida”, mantem-se a preocupação com a formação integral do aluno enquanto uma constante nas rotinas do IFRO. “Neste momento é necessário intensificar este tipo de ação, em função da situação enfrentada pelo mundo todo diante a pandemia da covid-19. A CAED de Ji-Paraná, em conjunto com os demais setores do ensino vem se destacando neste sentido. O projeto I Conexão Aluno: #conectando escola e vida, além de trazer informações importantes e pertinentes ao momento, possibilita um diálogo aberto e lúcido com os adolescentes e jovens. Quando todos podem ser ouvidos, soluções são construídas em conjunto e a vivência, não somente na escola, mas na sociedade em geral, torna-se mais harmoniosa e feliz. Parabéns a todos os envolvidos”.

Dentre as atividades da programação estão inclusas: conversa pelo Google Meet, propiciando a democratização do acesso e a participação ampla dos estudantes. Além disso, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), serão disponibilizados textos, vídeos, podcasts e folhetos. As atividades do projeto serão desenvolvidas em etapas realizadas de forma on-line, e também gravadas e disponibilizadas no AVA para acesso posterior dos estudantes.

 No segundo momento, a ação será realizada via Google Meet, com orientações sobre rotina de estudos. Em etapa posterior, os educandos, tanto do técnico como da graduação, serão convidados a participar de um bate-papo virtual sobre temáticas relacionadas à saúde integral e pandemia, a exemplo do controle da ansiedade. Levando em consideração que a formação integral do aluno pressupõe ações que promovam também a sua saúde integral, com o tema “1 2 3 Respira, não pira: mantendo a saúde mental em tempos desafiadores”.

Visando fortalecer os laços entre os estudantes, a família e o IFRO, e ainda subsidiar a família para o enfrentamento do período de pandemia, o projeto oferecerá, também, encontro de estudantes. O primeiro abordará a Disciplina positiva como possibilidade de educar em tempos de pandemia. Essa atividade será realizada com parceria de profissional de psicologia mediada pela Psicóloga do Campus Ji-Paraná. O segundo encontro “IFRO/Versão 2020 e agora?”, será voltado aos pais de alunos dos primeiros anos. O encontro visa apresentar a instituição no formato remoto 

A servidora Sônia Carla Gravena Cândido da Silva conta: “Pensamos nas ações do projeto com muito carinho, como uma forma, mesmo que virtual, de aproximar um pouco mais os alunos. Tanto entre eles, quanto com a equipe multiprofissional e consequentemente com a instituição. Acreditamos que debater um pouco esses momentos tão desafiadores, compartilhar experiências e desafios pode ser muito rico e auxiliar muito os estudantes em sua formação humana e acadêmica”.

De acordo com o Coordenador do Curso Técnico de Florestas, Raimundo Gomes da Silva Junior, “a CAED tem promovido um ambiente de integração com os alunos no retorno às atividades de ensino nesse segundo semestre. Não que isso nunca tenha existido, muito pelo contrário, este setor sempre buscou estar próximo aos alunos durante todo o ano. Mas, esse ano vivemos um momento diferente e nesse I Conexão Aluno: #conectando escola e vida a CAED tem buscado informar os discentes sobre normas e procedimentos escolares para o retorno no segundo semestre do ano de 2020, além de fomentar o interesse e a dedicação pelos estudos que nesse momento não tem sido fácil. Os alunos se apropriaram das informações e participaram das dinâmicas”.

O Coordenador da CAED, Juliano Vilian Cenci, diz que a ideia de criar o Projeto “I Conexão Aluno: #conectando escola e vida” surgiu após a equipe da Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) identificar através de relatos, tanto dos alunos por meio de questionários organizados pela equipe de ensino, e-mails e ligações, e também dos professores durante os conselhos de classes e encontros pedagógicos, que demonstravam as dificuldades vivenciadas pelos estudantes neste momento de ensino remoto que a pandemia impôs. “Como a mudança na rotina diária de estudos, a falta de organização e de planejamento, a influência que o ambiente familiar, a alimentação e as mídias sociais estavam incidindo sobre o aprendizado, e que muitas vezes isso estava refletindo de forma negativa. Tudo isso serviu para que a Equipe da CAED pudesse conversar e propor ações que pudessem visar uma intervenção não só na permanência e no êxito do estudante do IFRO, mas também, no fortalecimento do laço social entre escola e a família”, explica.

Pensando de forma conjunta nesta problemática, é que a equipe multidisciplinar da CAED propôs o projeto, visando organizar e desenvolver ações no segundo semestre, como seminários on-line de temáticas envolvendo a realidade atual sobre o aspecto emocional e a ansiedade, orientações sobre plágio, discutir e compartilhar experiências positivas sobre o isolamento social, informar sobre normas e procedimentos escolares para o retorno no segundo semestre do ano de 2020. Além de aproximar os alunos da CAED, informá-los sobre os processos de auxílios escolares, fomentar interesse e dedicação nos estudos, abordar temáticas relacionadas à saúde do adolescente, fortalecer os laços entre os estudantes, a família e o IFRO, divulgação de artes digitais informativas.

“Todas as ações foram pensadas de modo que possam levar conhecimento e interferir nessas situações problemas, aproximando os alunos da escola com as ferramentas digitais de aprendizagem. Sabemos que o momento atual de isolamento não é o ideal, mas diante das adversidades mantemos o compromisso com a construção da cidadania e com a Formação Humana Integral como uma prática educacional direcionada à compreensão da realidade social e acesso a conhecimentos que proporcionem êxito no processo de ensino e melhor qualidade de vida”, afirma Juliano Cenci.

No depoimento da Psicóloga Magda Marcielle K. Tatagiba, a covid-19 não transformou somente a rotina escolar, mas sim a vida de todos. “E de uma forma profunda. E nós precisamos nos preparar para essas mudanças e, as que ainda vêm por aí. Precisamos aceitar essa nova realidade. Não adianta mais bater de frente, ou esperar que as coisas retornem a ser como elas eram antes. A vida mudou para todos nós. Mas nem todas as mudanças foram negativas. O mundo está aprendendo, crescendo e se tornado mais forte devido ao coronavírus”.

Ainda segundo Magda Tatagiba, é necessário ter união e trabalhar em equipe. “E nós agora precisamos nos adaptar às mudanças que já aconteceram. E, com coragem, empatia, solidariedade, motivação, equilíbrio, resiliência, tenacidade e calma, chegou a hora darmos as mãos, nos conectarmos, e, juntos encararmos essa nova realidade.  O semestre está iniciando, e através do projeto ‘I Conexão aluno: #conectando Escola e a Vida’, vamos nos unir para que sejam meses não só de muito aprendizado, mas de muito amor, generosidade e esperança”.

  • Ji-paraná_recepção_de_cursos_técnicos
  • Ji-paraná_recepção_de_cursos_técnicos_1
  • Ji-paraná_recepção_de_cursos_técnicos_2
  • Ji-paraná_recepção_de_cursos_técnicos_3
  • Ji-paraná_recepção_de_cursos_técnicos_4
  • Ji-paraná_recepção_de_cursos_técnicos_5
  • Ji-paraná_recepção_de_cursos_técnicos_6
  • Ji-paraná_recepção_de_cursos_técnicos_7
  • Ji-paraná_recepção_de_cursos_técnicos_8
  • Ji-paraná_recepção_de_cursos_técnicos_9
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.