Campus Ji-Paraná entrega kits do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 13h32 | Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 13h32 | Acessos: 676

Preparação dos Kits para Entrega no Campus Ji Paraná2O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, na sexta-feira (14/08), realizou a primeira etapa de entrega de kits alimentícios proveniente do recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

No Campus Ji-Paraná se enquadram para receber o benefício os estudantes do ensino médio integrado aos cursos técnicos, pois pertencem à Educação Básica. Não houve o critério de baixa renda para entrega dos kits, visando atender a mais alunos atingidos pela crise econômica derivada da pandemia. E a unidade também esteve atenta ao acesso universal à alimentação escolar para o público especificado na Lei 13.987, de 07 de abril de 2020.

O IFRO Campus Ji-Paraná realizou chamada pública em julho para consulta de interesse dos estudantes dos cursos técnicos que necessitavam receber o kit de gêneros alimentícios, para definição posterior da viabilidade de fornecimento. Os estudantes sinalizaram seu interesse através do preenchimento de formulário eletrônico informando o desejo de receber o kit.

Nesta primeira etapa foram entregues mais de 200 kits de alimentos. A ação de entrega contou com a participação de uma comissão composta por servidores do campus. As entregas foram em domicílio em vários municípios da região: Vale do Paraíso, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Ji-Paraná.

Seguindo as orientações do Ministério da Educação, os kits foram compostos por alimentos semelhantes àqueles que seriam servidos na escola. Nesta etapa os alimentos foram provenientes da agricultura familiar, como frutas, hortaliças e bolos caseiros.

De acordo com a Enfermeira Rosiele Pinho, que está à frente da Comissão no Campus Ji-Paraná, é determinada por lei a aplicação mínima de 30% do valor repassado para o programa na compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, assim tem-se a prerrogativa da oferta de alimentação saudável aos alunos de escolas públicas e estímulo ao setor. Segundo a servidora foi desafiador o processo de aquisição dos produtos da agricultura familiar bem como a entrega em domicílio dos kits diante da situação de emergência decorrente da covid-19.

“O atual cenário de emergência nos impõe novas formas de executar o PNAE, e a entrega de kits alimentícios aos alunos e familiares garante o direito à alimentação a todos os estudantes atendidos nas escolas públicas, principalmente neste momento excepcional. Assim, traçamos estratégias que viabilizassem essa entrega em domicílio, pois alguns alunos não teriam condições de buscar no campus e não poderiam ser prejudicados, pois se trata de uma política pública universal. Também foram observadas todas as precauções sanitárias de prevenção à covid-19, desde a recepção dos produtos até a entrega”, destaca a enfermeira Rosiele Pinho.

A segunda etapa de entrega dos kits ocorrerá na primeira semana de setembro, a qual será, também, em domicílio. A Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Leticia Carvalho Pivetta, explica que o Campus Ji-Paraná executa pela primeira vez o Programa Nacional de Alimentação Escolar e parabeniza a comissão responsável.

“Muito obrigada pela dedicação e trabalho para que nossos alunos, neste momento tão delicado, pudessem usufruir deste benefício. Agradecimentos também às equipes de servidores que estão colaborando para a entrega dos kits, na data de hoje, 14/08/2020. Vale lembrar que os kits são compostos de alimentos adquiridos junto à agricultura familiar, tão afetada pela pandemia, pois teve seus espaços de comércio suprimidos ou alterados. Esperamos que nossos alunos e seus familiares façam um excelente proveito de tais alimentos e aguardem as novas entregas”, conclui a Diretora-Geral.

• Preparação_dos_Kits_para_Entrega_no_Campus_Ji-Paraná1
  • Preparação_dos_Kits_para_Entrega_no_Campus_Ji-Paraná2