Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Ji-Paraná entrega 550 máscaras no projeto “Entre linhas, tesouras e máscaras, costurando solidariedade”

Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2020, 11h57 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 12h03 | Acessos: 33648

Projeto de Jipa costurando solidariedade 1No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, o projeto “Entre linhas, tesouras e máscaras, costurando solidariedade” realizou a entrega de 550 máscaras. O projeto está sendo desenvolvido pelo campus, em parceria com a Sociedade de Mulheres da 4ª Igreja Presbiteriana do Brasil e Secretaria do Meio Ambiente do Município, durante os meses de abril a setembro.

O projeto objetiva a confecção e a distribuição de máscaras de tecido caseiras para comunidades não representadas pelos profissionais de saúde. Nesse projeto o foco são os catadores de lixo de uma cooperativa da cidade, os garis e outros grupos apontados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com demais secretarias do município de Ji-Paraná. Com isso, os coordenadores da ação objetivam fortalecer a extensão do IFRO, por meio de parcerias a fim de minimizar os efeitos da pandemia na região.

Segundo a Coordenadora do Projeto, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza, o projeto objetiva distribuir máscaras para os grupos vulneráveis do edital lançado pela Reitoria, com recursos específicos para as ações do combate à covid-19. “Nós conseguimos distribuir aproximadamente 550 máscaras e esse número passará de 1.000 máscaras. Essa é a oportunidade de contribuir com a população e cumprir com nosso papel social que é atender os grupos que precisam. Aproveito para agradecer as pessoas que estão participando a rede de colaboradoras que são as costureiras da SAFI (Sociedade Auxiliadora Feminina), servidores e bolsistas que estão contribuindo com a sociedade nesse momento”, mostra Alice.

A ideia do projeto “Entre linhas, tesouras e máscaras, costurando solidariedade” surgiu após o anúncio de que as máscaras caseiras de tecido poderiam colaborar para a não transmissão do vírus, principalmente entre pacientes assintomáticos, funcionando como uma prevenção para os indivíduos que circulam pela sociedade de modo geral e que, por diversos motivos, precisam em determinado momento deixar suas casas e frequentar espaços públicos. 

A professora do Campus Ji-Paraná, Lediane Fani Felski, realçou agradecendo as “252 máscaras recebidas para os polos indígenas de Porto Velho, que serão distribuídas para o povo Palmari, Mura e outros indígenas que estiverem na cidade de Porto Velho e que necessitam de todo o apoio possível no momento dessa pandemia”.

A ação ainda fornece à sociedade soluções em saúde pública de baixo custo.  “Realizamos a entrega de mais de 500 máscaras que ajudarão os cidadãos a se protegerem da covid-19. Receberam as máscaras a cooperativa de catadores, cooperativas de pescadores e comunidades indígenas para que possam ter sua saúde preservada. O projeto visa atender às comunidades carentes que não têm muitos recursos para adquirir esses itens. Esse é o papel do IFRO perante a sociedade que está investindo recursos em prol do cidadão”, avaliou a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Carvalho Pivetta.

  • Projeto_de_JiParaná_-_Costurando_solidariedade
  • Projeto_de_Jipa_-_costurando_solidariedade_1
  • Projeto_de_Jipa_-_costurando_solidariedade_2
Fim do conteúdo da página