Alunos do FIC em LIBRAS do Campus Calama se apresentam em evento

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 17h36 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h37 | Acessos: 2676

Campus Calama 6

Estudantes do curso de formação inicial e continuada (fic) em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participaram na última semana (dia 20) de apresentações no evento “Unir Azul”.

O evento teve por objetivo promover reflexões, discussões e análises sobre o acesso e a permanência dos surdos na Universidade, bem como conhecer sua língua e cultura, também divulgar e valorizar suas conquistas, de modo a evidenciar a participação destes no contexto cultural e histórico do movimento acadêmico.

Foram três apresentações realizadas para o público presente no Teatro Banzeiros, em Porto Velho. "O trabalho desenvolvido pelas turmas do Curso Básico de LIBRAS foi incrível, eles me surpreenderam e conseguiram me emocionar nas vezes que se apresentaram, pela força de vontade, pela dedicação e principalmente pelo carinho com que abraçaram e fizeram da LIBRAS também a sua língua. Com certeza agora eles possuem outro olhar sobre o mundo, as diferenças e até mesmo sobre a importância da comunicação. Gostaria de parabenizar a todos pela apresentação, e aos alunos que não puderam ir ao evento UNIR Azul, mas que desenvolveram um ótimo trabalho ao longo do curso”, comentou a professora do curso e intérprete de LIBRAS do Campus Porto Velho Calama, Nathali Fernanda Machado Silva.

A estudante Isadora Gonçalves Rodrigues, do 4° ano do Curso Técnico em Edificações, que participa do curso FIC em LIBRAS, comentou que sente estar cumprindo seu papel como cidadã. “Acredito que é preciso se comunicar com todos de alguma forma, seja por meio de imagem, escrita, fala ou sinais. É direito de todos terem acesso à comunicação, e com essa oportunidade ofertada pelo IFRO, de aprender Libras, criam-se possibilidades de maior integração entre todos, o que é de suma importância no mundo atual”, falou.

Saiba mais