Campus Porto Velho Calama oferta Curso de Libras

Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2017, 10h33 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h37

Curso extensão LIBRAS

Estão abertas até 31 de julho as inscrições para o curso de extensão em Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Calama. Podem participar estudantes do próprio campus, além de servidores dos campi Porto Velho Calama e Zona Norte e da Reitoria. A oferta também está aberta para alunos das escolas públicas (rede municipal, estadual ou federal), docentes da rede municipal e estadual de ensino, alunos surdos da UNIR (Universidade Federal de Rondônia) e do ensino fundamental da Escola Bilíngue de Porto Velho.

As aulas iniciam no dia 07 de agosto. As matrículas serão efetivadas pelo Campus Porto Velho Calama após a divulgação do resultado do processo seletivo. “Aprender Libras (Língua Brasileira de Sinais) é um meio de garantir a preservação da identidade surda, bem como contribuir para a valorização e reconhecimento dessa cultura. A utilização da Libras dá voz aos surdos, sendo a forma mais expressiva de exercício da cidadania. Também é língua oficial do Brasil e é nosso dever como cidadãos promover a comunicação”, diz a Intérprete de Libras do Campus Calama, Nathali Fernanda Machado Silva.

Com este curso FIC a ideia é que os conceitos, princípios e as estratégias educacionais inclusivas possam ser respondidos e contemplem as necessidades educacionais especiais dos alunos propiciando seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. A iniciativa busca ainda proporcionar formação aos profissionais da educação na atuação pedagógica, viabilizar trocas de experiências e socializar experiências positivas e dificuldades encontradas no trabalho com o aluno surdo. O estudante do curso técnico em Edificações do Calama, Carlos Eduardo Miranda, é um dos candidatos já inscrito para o curso. Ele afirma que é importante obter esse conhecimento “primeiramente pelo fato da Libras ser a língua oficial dos surdos do Brasil junto com o português brasileiro, então, é nosso dever aprender”.

O edital completo está disponível em: http://bit.ly/2tD5Hrt

A inscrição gratuita e ser efetuada exclusivamente pelo link: https://goo.gl/forms/I4Fgi4Mmb1ELusAK2