Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Biblioteca do Campus Calama recebe melhorias e dispõe de acesso virtual ao acervo

Publicado: Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 19h08 | Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 19h12 | Acessos: 89650

biblioteca guarda volume

A Biblioteca do Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) passou por uma readequação do espaço, com a ampliação do guarda-volumes e a aquisição de escaninhos abertos e com portas para que o usuário guarde seus pertences de forma segura. O guarda-volumes antes da reforma era pequeno e não tinha armários suficientes para atender a demanda diária de usuários.

De acordo com a Coordenadora da Biblioteca, a documentalista Roseni Santos Rodrigues, o acesso ao acervo físico diminuiu drasticamente durante o período de pandemia. Entretanto, em fevereiro de 2021, foi disponibilizada aos usuários a plataforma da Biblioteca Virtual Minha Biblioteca, adquirida pela Reitoria do IFRO para todos os Campi, com a finalidade de atender à necessidade de acesso à informação, uma vez que as bibliotecas encontravam-se fechadas.

Atualmente, os alunos são atendidos por meio de um cronograma de atendimento presencial programado pela coordenação da biblioteca. Eles podem consultar o catálogo através do Sistema Gnuteca “biblioteca.ifro.edu.br”. Alunos e servidores têm à disposição aproximadamente 12.500 itens entre livros, CDs, TCCs das graduações, dissertações etc.

Os alunos regularmente matriculados podem emprestar três livros por um período de sete dias e os servidores podem retirar até cinco livros por um período de 14 dias, com possibilidade de renovação do empréstimo presencialmente ou através de login e senha no sistema Gnuteca.

De acordo com Roseni, a orientação para acesso ao Gnuteca é feita pelo sistema de empréstimo da biblioteca, através de e-mail, bem como através de grupos de WhatsApp dos alunos. “Por meio do sistema Gnuteca, alunos e servidores podem realizar a consulta dos materiais disponíveis no acervo físico, a renovação de empréstimos, a reserva de materiais bibliográficos e também podem baixar arquivos em PDF de Trabalhos de Conclusão de Cursos, tudo isso a distância, dentre outras ações disponíveis no perfil do usuário”, informa a coordenadora.

 O acesso à biblioteca virtual Minha Biblioteca é feito por meio do SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública/IFRO), que possui mais de 10 mil exemplares de livros segmentados em seis catálogos: Exatas, Jurídica, Letras e Artes, Pedagógica, Saúde e Sociais Aplicadas. A plataforma é prática, intuitiva e 100% em Língua Portuguesa e possui 12 das principais editoras de livros acadêmicos do Brasil e 15 selos editoriais, conforme informa Roseni. 

Segundo ela, para acesso às Normas Técnicas está disponível para os usuários a plataforma Target GedWeb, com link de acesso também pelo SUAP. A plataforma disponibiliza serviço via web de pesquisa, visualização, download, impressão e controle de Normas Técnicas Brasileiras (NBRs) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das Normas Técnicas da Associação Mercosul de Normalização (AMN). Alunos e servidores também podem acessar os periódicos científicos. Através do SUAP, pode ser acessado o Portal de Periódicos da CAPES, que é a maior biblioteca virtual de informação científica a nível internacional, mantida pelo Ministério da Educação (MEC), afirma Roseni. 

Capacitação

A coordenadora explica que também são realizados treinamentos das plataformas e recursos disponíveis no acervo anualmente, como a oferta da “Oficina de Pesquisa no Portal de Periódicos CAPES” durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2021), realizada no mês de outubro. Para acesso à plataforma “Minha Biblioteca” foram disponibilizados treinamentos on-line para orientações de utilização dos recursos da plataforma, ministrados pela empresa contratada em diferentes datas e turnos com objetivo de abranger mais interagentes, bem como um tutorial disponível no Wiki, no seguinte link: https://wiki.ifro.edu.br/wiki/modulo/48/informacao/517 

 Repositório Institucional

Roseni informa que também está sendo desenvolvido o Repositório Institucional do IFRO com o objetivo de preservar as produções acadêmicas de alunos e servidores, bem como preservar a memória institucional, além de promover a visibilidade das produções técnico-científicas desenvolvidas no âmbito do IFRO. Segundo ela, atualmente os TCCs impressos ficam disponíveis no acervo da biblioteca e os digitais disponibilizados no Gnuteca. Com a implantação do Repositório Institucional do IFRO, toda a comunidade acadêmica e científica terá acesso às produções, dando a visibilidade necessária e contribuindo na avaliação de cursos durante as avaliações in loco realizadas pelo MEC.

A coordenadora destaca a importância da realização de atividades virtuais, considerando que o momento exige o distanciamento social. Assim, são adotados novos recursos e ferramentas midiáticas para interagir com o público e promover uma educação transformadora a partir da interação entre culturas e saberes diversos. Ela exemplifica a realização da “Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas do IFRO”, ainda no mês de outubro.

A equipe da biblioteca do Campus Calama, formada por três bibliotecários (Evandro, Miriã e Roseni); três auxiliares de biblioteca (Natanael, Raquel e Valderone); e uma professora (Maria Helena), também elabora as fichas catalográficas dos Trabalhos de Conclusão de Curso, como os do Mestrado Profissional – ProfEPT. Os mestrandos solicitam a emissão das fichas catalográficas de suas dissertações por meio do e-mail da coordenação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e o bibliotecário elabora no prazo de até três dias úteis.

 Neste mês de dezembro, a biblioteca irá atender presencialmente conforme o cronograma abaixo. Os usuários podem utilizar o espaço para estudos, de forma individual, sendo um aluno por mesa ou cabine, bem como os computadores disponibilizados no espaço.

DATAS

Terças-feiras e Quintas-feiras

02/12 – 15 h às 19 h

07/12 – 8 h às 12 h

09/12 – 15 h às 19 h

14/12 – 8 h às 12 h  

16/12 – 15 h às 19 h

Quartas-feiras

22/12 – 8 h às 12 h

29/12 – 14 h às 18 h

Saiba mais:

https://portal.ifro.edu.br/ultimas-noticias/11172-servidores-e-alunos-do-ifro-ja-podem-acessar-base-de-dados-sobre-normas-tecnicas  

https://portal.ifro.edu.br/ultimas-noticias/10866-ifro-adquire-servico-digital-da-minha-biblioteca 

  • Biblioteca_1_Guarda-volumes
  • Campus_Calama_-_Biblioteca_antes_da_pandemia
  • Campus_Calama_-_Biblioteca_antes_da_pandemia_2
  • biblioteca_guarda_volume
Fim do conteúdo da página