IFRO adquire serviço digital da “Minha Biblioteca”

Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 12h13 | Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 18h21

post MBO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) adquiriu os serviços da “Minha Biblioteca”, uma biblioteca digital reconhecida nacionalmente. A ferramenta já está disponível ao público do IFRO. Há um tutorial explicando como é o funcionamento do sistema, disponível AQUI.

A nova ferramenta será útil para todos da comunidade interna da instituição, explica o Reitor Uberlando Leite. “Nós temos compromisso de buscar meios que possibilitem as condições necessárias para o desenvolvimento pleno das atividades dos nossos servidores docentes e técnicos administrativos, e também a participação efetiva dos nossos alunos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão ofertadas pelo IFRO. Neste sentido, nós temos feito investimento na capacitação dos servidores, na melhoria da infraestrutura física e aquisição de equipamentos e dos nossos sistemas. E, de forma especial, o investimento que fizemos ampliando e melhorando o serviço da biblioteca digital do nosso Instituto”, diz.

Segundo o Reitor do IFRO, “temos hoje um acervo mais diversificado, mais amplo, de modo que iremos atender a todos os servidores e alunos, de todos os níveis, cursos e modalidades ofertados pelo Instituto Federal de Rondônia. É um serviço que irá nos auxiliar de forma muito efetiva neste momento de atividade não presencial. Temos certeza que o IFRO, com a disponibilidade da Minha Biblioteca, está dando um passo na direção da sua consolidação”, avalia Uberlando Leite.

Conforme informações da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), a escolha pela solução se deu em razão de a “Minha Biblioteca” oferecer um catálogo multidisciplinar com as principais editoras acadêmicas reconhecidas pelo Ministério da Educação, com acervo de biblioteca, além de auxiliar no reconhecimento e na avaliação de cursos presenciais e a distância.

São mais de 10 mil títulos disponíveis na plataforma e segmentados em 6 catálogos por diversas áreas de especialização: Exatas, Jurídica, Letras e Artes, Pedagógica, Saúde e Sociais Aplicadas. E possui 12 das principais editoras de livros acadêmicos do Brasil e 15 selos editoriais. A plataforma é prática, intuitiva e 100% em Língua Portuguesa.

O processo de contratação ocorreu num esforço conjunto da Reitoria, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), da Pró-Reitoria de Administração (Proad/IFRO), da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI/IFRO) e, principalmente, com o apoio dos bibliotecários e de outros servidores que fizeram parte da comissão técnica de avaliação dos serviços de bibliotecas digitais disponíveis no mercado.

Ao fazer o agradecimento a todos os servidores dos campi e da Reitoria que colaboraram com a implantação do novo serviço, o Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues, explica que foi uma ajuda essencial para todos os levantamentos necessários para instruir o processo para aquisição da ferramenta. “Com uma infinidade de recursos, tais como: facilidade nos estudos com diversas ferramentas de personalização; ferramentas da plataforma disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana; leitura em voz alta; realces e anotações nos textos; compartilhamento; marcadores de páginas; e busca dinâmica, que permite procurar seus livros por ISBN, título ou autor. A Biblioteca Digital está disponível desde o dia 24/02/2021”, observa Professor Edslei, acrescentando que é um recurso imprescindível, principalmente para este momento de ensino remoto.

Minha Biblioteca IFRO

A DGTI fez a integração da Biblioteca Digital ao Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP/IFRO), de forma que o aluno e/ou servidor, para ter acesso ao serviço, basta estar logado no Sistema SUAP.

Também foi inserido um dashboard na tela principal do SUAP/IFRO, para facilitar e tornar mais dinâmico o acesso. “Para auxiliar os usuários a conhecer o catálogo e navegar pelas diversas ferramentas disponíveis, a plataforma oferece um tutorial de acesso detalhado em PDF que pode ser baixado ao clicar no ícone Configurações – Tutorial”, explica a Bibliotecária Sarah Bezerra.

“A aquisição de uma plataforma de Biblioteca Virtual pelo IFRO se dá pela necessidade de possibilitar à comunidade acadêmica o acesso ilimitado a obras de variadas áreas do conhecimento que podem vir a compor as Bibliografias Básica e Complementar dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos oferecidos pelo IFRO, além de dar maior visibilidade à instituição diante das avaliações de curso in loco realizadas pelo MEC nas instituições de ensino superior”, afirma Sarah.

A contratação, conforme a Coordenadora de Biblioteca do Campus Porto Velho Calama, Roseni Santos, “vem para atender a uma demanda de acesso a serviços digitais, muito requisitados por nossos usuários, principalmente neste momento em que nossas bibliotecas físicas tiveram que restringir o uso dos espaços e da prestação de serviços devido à covid-19. A contratação da biblioteca virtual Minha Biblioteca condiz com a política institucional do IFRO de oferecer à comunidade acadêmica um serviço de excelência e de qualidade, pois se trata da maior biblioteca virtual disponível no mercado, com aproximadamente 11 mil livros no catálogo e amplo acervo multidisciplinar”.

Roseni salienta ainda que esta ação contempla um desejo antigo da equipe e de toda a comunidade do IFRO. “Ademais, destaca-se a importância de podermos oferecer, além dos livros físicos, um espaço on-line de leitura através da plataforma Minha Biblioteca, assim otimizando o tempo do usuário na busca e na recuperação da informação”, avalia Roseni.

Informações e acesso

Minha Biblioteca digital está disponível por meio do SUAP

Confira o passo a passo de como acessar o Minha Biblioteca, neste tutorial disponível AQUI.

Contatos das coordenações de biblioteca:

• funcionalidades_BV_MB
  • post__MB