Campus Porto Velho Zona Norte contribui no ensino de qualidade e inserção social

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 09h42 | Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2023, 09h42 | Acessos: 81509

Acadêmica ZNBoas notícias vindas de estudantes egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) sempre chegam para serem contadas. No último mês, foram destaque relatos do Campus Cacoal, a notícia pode ser conferida neste link. Agora é do Campus Porto Velho Zona Norte que chegam boas notícias. No âmbito geral, conforme dados pesquisa de Informações Profissionais de 2021, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO) obteve retorno de 751 egressos. No período de respostas ao formulário, 51% estavam exercendo atividades profissionais, mais de 25% dentro da própria área de formação.

Bruna Nunes Galdino, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, conta que foi nomeada no concurso público do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), conforme Edital nº 1/INSS, de 12 de setembro de 2022. “Já sou concursada em uma autarquia federal e já fui aprovada em 5 concursos menores e 2 um pouco mais disputados”. Ela explica que ficou em 12º lugar no concurso teve 14.809 inscritos para Porto Velho e 20 vagas ofertadas. E em 2º lugar na Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS/RO), sendo que o concurso teve 15.746 inscritos para 25 vagas imediatas.

“Nos momentos de preparação para o concurso passei por diversos desafios pessoais, mas nunca deixei que eles fossem maiores que minha determinação em ser aprovada. Além disso, o concurso do INSS teve pela primeira vez uma segunda fase que consistiu em um curso de formação. Para a Gerência de Porto Velho, da qual eu concorri, o curso foi em Manaus e teve duração de um mês. Os desafios desta fase foram principalmente a logística pessoal por estar em outra cidade, além da pressão para que tudo acontecesse de forma positiva”, relata.

Sobre o ensino no Instituto Federal, Bruna afirma: “hoje, tenho essas conquistas como motivação para continuar meus estudos e buscar novas aprovações em provas mais complexas. O IFRO e os professores do curso de Gestão Pública também motivam bastante e dão suporte para continuar essa jornada, além do fato de você ver no curso uma aplicação mais prática das matérias estudadas em teoria para as provas”.

Para o Coordenador do Curso de Gestão Pública do IFRO Zona Norte, Artur Virgílio Simpson Martins, “estando à frente da coordenação do Curso de Gestão Pública presencial, fico imensamente feliz pela conquista da Bruna, pois automaticamente ela se torna uma referência para os alunos do curso que também almejam ingressar no serviço público. Além dessa fonte de inspiração para os demais, a Bruna poderá colocar em prática os ensinamentos obtidos na sua trajetória do curso, uma vez que o gestor público tem o papel de dirigir, governar de forma ética, técnica e transparente a coisa pública, quer sejam órgãos, departamentos ou políticas públicas, buscando sempre o bem comum da sociedade a que se destina, e em conformidade com as normas jurídicas e administrativas em vigor”.