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Egressos do IFRO conquistam vagas em concursos e comemoram com a instituição

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 17h55 | Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2023, 09h39 | Acessos: 74494

Egressos Cacoal 4Estudantes egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) têm alcançado destaque em vagas de seleção de profissionais. No caso do Campus Cacoal alguns relatos trazem este retorno para a instituição. Carlos Daniel Domingues Eleotério e Danieli Fagundes Floreste concluíram o Curso Técnico em Informática em 2022 e acabam de ser aprovados no último concurso para o Banco do Brasil 2023. “Esse concurso foi o maior da história do Brasil até então, contando com quase 1,5 milhão de inscritos”, explicam.

“Gostaria de ressaltar as conquistas individuais: fui o 1º colocado nas cotas e o 2º colocado na ampla concorrência, enquanto Danieli alcançou a 7ª posição na ampla concorrência. É importante mencionar que essa vitória não seria possível sem a base sólida que adquirimos durante nossa formação como Técnicos em Informática Integrado no Campus Cacoal do IFRO”, destaca Carlos Daniel. A consulta ao resultado do certame ainda é individual, o resultado será público no próximo mês. “É importante ressaltar que muitos alunos do IFRO foram realizar o certame, o que torna bem provável a existência de mais classificados”, acrescenta ele.

É o caso de Alexandre Ferreira Santos Junior, que está concluindo este ano o Curso de Licenciatura em Matemática e foi aprovado no concurso para trabalhar de escriturário no Banco do Brasil. “Eu considero o ensino no IFRO extremamente engrandecedor e essencial na conquista do meu resultado, pois os professores se empenham não apenas em ensinar o conteúdo técnico do curso, mas também compartilham saberes que se leva para a vida”.

Segundo o Pró-Reitor de Extensão do IFRO, Aremilson Elias de Oliveira, a instituição faz pesquisa de acompanhamento de egressos, sempre buscando informações sobre a inserção dos ex-estudantes do Instituto Federal no mundo do trabalho. “Mesmo que os alunos deixem a instituição, e agora são chamados como egressos, eles nunca perderão o vínculo. Sempre será aflorada aquela sensação de pertencimento e gratidão ao IFRO, e muitos alunos procuram compartilhar as suas conquistas pessoais e profissionais com os servidores que acompanharam a sua jornada dentro da instituição. E esse é um momento de muita alegria e satisfação, pois sabemos que esses egressos carregam marcas que vão para além das habilidades e competências técnicas, mas sim aprendizados para explorarem e se destacarem no mundo do trabalho, e também o convívio e transformação da sociedade”, comenta o gestor.

No caso da pesquisa sobre Informações Profissionais de 2021, a Proex/IFRO conseguiu retorno de 751 egressos. No período de respostas ao formulário, 51% estavam exercendo atividades profissionais, mais de 25% dentro da própria área de formação. A pesquisa também apontou que muitos seguiram estudando na área do curso, especialmente estavam cursando bacharelado (316 alunos), além de formações de licenciaturas e de tecnologia. Entre os que não estavam na mesma área, eram aproximadamente 25% dos respondentes.

Muitas conquistas

Lidiomar Casteluber da Silva conclui a Licenciatura em Matemática no Campus Cacoal em 2021. Aprovado para Professor de Matemática da Carreira de Magistério da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação e Desposto de Roraima (SEED-RR) em 2021, ele avalia o aprendizado no IFRO como excelente. “Através do curso de Licenciatura em Matemática, além do aprendizado teórico, em sala de aula, pude aprender na prática o papel de um bom professor a partir dos projetos de pesquisa e extensão e programas os quais pude participar”, diz.

E acrescenta: “dentre esses, destaco o Programa Institucional de Residência Pedagógica, onde eu e os outros acadêmicos participantes do Programa pudemos participar das aulas de professores atuantes em turmas de ensino fundamental e médio das instituições de ensino de Cacoal. Fomos orientados, ministramos algumas aulas para adquirir experiência e desenvolvemos e aplicamos projetos didáticos voltados à aprendizagem da matemática de forma significativa e interessante para os alunos. Certamente as experiências adquiridas a partir destas práticas junto ao ensino de excelência do IFRO contribuíram para meu bom desempenho no concurso em que fui aprovado, tanto pela forte base matemática construída em sala de aula quanto pelo interesse despertado em mim pela matemática, incentivando a contínua busca por novos aprendizados”.

Concluinte da Licenciatura em Matemática no Campus Cacoal em 2019, Priscila Miranda Engelhardt também conquistou vaga de Professora de Matemática no concurso de 2021 no estado de Roraima (SEED-RR). “Ainda no ano de 2019 quando estava finalizando minha graduação, no dia da apresentação do meu TCC fiquei muito feliz, pois soube que havia passado para o Mestrado em Educação Matemática da UNIR Campus Ji-Paraná. Essa oportunidade me permitiu dar continuidade aos meus estudos diretamente após a graduação, iniciando o mestrado em 2020. Isso só foi possível graças ao apoio e incentivo dos meus professores da graduação que além de ensinar os conteúdos necessários eram e são exemplos inspiradores de profissionais dedicados”, conta.

“Depois, em 2021, tive a oportunidade de prestar o concurso da Secretaria de Estado de Educação e Desposto de Roraima (SEED RR) e ser aprovada. E com certeza o IFRO desempenhou um papel fundamental nessa conquista. Além de oferecer um excelente aprendizado teórico com professores capacitados, o instituto nos proporciona outras atividades de ensino, pesquisa e extensão que nos ajudam a aprender na prática. Sem dúvida, as experiências que obtive por meio dessas práticas, combinadas ao ensino exemplar do IFRO, tiveram um impacto significativo no meu desempenho”, conclui Priscila.

 Tendo finalizado também em 2019 a Licenciatura em Matemática no Campus Cacoal, Renatto Bambulin Germano Barros acredita que os diferenciais do IFRO contribuíram para o seu sucesso profissional, pois já são mais de quatro anos como professor da área. Sua aprovação em concurso foi no ano passado, para Professor de Matemática da Prefeitura de Nova Brasilândia do Oeste (RO).

“O IFRO foi de extrema importância na minha formação, além dos conhecimentos teóricos, a parte prática foi relevante, por meio de projetos que participei, como o mini curso ministrado por mim para os professores do estado, nos municípios de Rolim de Moura e de Nova Brasilândia do Oeste em 2017 e que hoje são meus colegas de trabalho. E também acredito que um diferencial do IFRO seja o incentivo à pesquisa. Participei de dois projetos de pesquisa em que tive três artigos científicos apresentados no SEMIEDU em Mato Grosso, na UFMT”, relembra Renatto.

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