Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Campus

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 11h18 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2020, 12h16 | Acessos: 6267

2017 04 20

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2009.

Com sede localizada na Rodovia BR 364, Km 228, Lote 2A, inaugurado em 2009, o  campus  possui atualmente 131 profissionais, sendo 67 docentes e 56 técnicos administrativos e quase 2 mil e 600 alunos matriculados em cinco cursos técnicos, quatro cursos de graduação, um curso de pós-graduação e três outros cursos ofertados pelo campus tanto na modalidade presencial quanto Ead.

Campus Cacoal situa-se na Zona Rural, contando com estrutura moderna, o  campus  executa ações de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

O  Campus Cacoal tem perfil agrícola e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Informática, Agropecuária, Agroecologia); superior (Matemática, Agronegócio, Zootecnia e Geografia) e Pós-Graduação Latu Sensu em Ensino de Ciências e Matemática.

Campus Cacoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) surgiu ante a realidade de que o município — em vista de sua posição estratégica no eixo da BR 364 — necessitava de uma instituição educacional que oferecesse cursos de tecnologia, licenciatura e outros. A instalação do campus viabilizou-se pela doação da Escola Agrícola Municipal de Ensino Fundamental Auta Raupp ao IFRO, efetivada pela Lei Municipal nº 2.449, de 21 de maio de 2009, e abrange toda a área de ocupação da Escola Auta Raupp, composta por um lote de 50 hectares.

Inaugurada em 1997 a Escola Auta Raupp passou a oferecer as séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A partir do convênio assinado entre o IFRO e a Prefeitura Municipal de Cacoal em 2009, a escola passou a funcionar em fase de progressiva extinção enquanto se estruturava o Núcleo Avançado de Cacoal, como extensão do Campus Ji-Paraná. Essa política foi fundamental para atender à demanda de interesses e necessidades de Cacoal e ao mesmo tempo viabilizar a expansão do Instituto Federal de Rondônia..

Em 1º de fevereiro de 2010, o Núcleo foi transformado em Campus Avançado, ainda como extensão do Campus Ji-Paraná e com a previsão de oferta do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. A partir de 2012, o Campus Avançado tornou-se Campus Cacoal e passou a intensificar sua busca por uma política pedagógica que atendesse as necessidades da comunidade. Essa aproximação se tornou ainda mais estreita em 2014, quando o IFRO realizou audiência pública para apresentar um relatório de pesquisa com os cursos que seriam prioridade em futuras implementações oferecidas pelo campus.

Deste encontro formalizou-se a oferta da Licenciatura em Matemática, que teve início no segundo semestre de 2014. Além disso, no mesmo ano os servidores do campus empenharam-se na confecção do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que formou suas primeiras turmas em 2015. No ano seguinte, o Campus Cacoal iniciou o Curso Técnico em informática, também na modalidade integrada ao Ensino Médio e o curso Tecnólogo em Agronegócio. Em 2017, foram matriculados os primeiros alunos do Bacharel em Zootecnia, assim como em 2019 os primeiros do curso de Geografia.

Além destas atividades, o Campus Cacoal também oferta à comunidade cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD), cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e pós-graduação lato sensu.

Confira os projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia –  Campus Cacoal.  

Projetos - Clique para baixar:

pdf baixar 0

Baixe o Organograma em PDF: Clique Aqui!.

1 Da Direção-Geral (DG) - Davys Sleman de Negreiros (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

    1.1 Da Chefia De Gabinete (CGAB) - Diego Matias Pinheiro (Assistente em Administração)

    1.2 Da Coordenação de Comunicação e Eventos (CCOM) – Afonso Felipe Galdino Leite Romagna (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

    1.3 Da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) - Cristiano Damião Da Silva (Assistente de Aluno)

    1.4 Da Coordenação de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI) - Alisson Ferreira Silva (Técnico em Tecnologia da Informação)

    1.5 Da Diretoria de Ensino (DE) – Rodolfo Gustavo Teixeira Ribas (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

          1.5.1 Da Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) - Ingrid Letícia Menezes Barbosa (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

          1.5.2 Da Coordenação de Biblioteca (CBIB) - Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante (Bibliotecária)

          1.5.3 Da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) - Renato Gomes Lima (Auxiliar em Administração)

          1.5.4 Do Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) - Michelle Ayres Abreu (Tradutora e Intérprete de Linguagem de Sinais)

          1.5.5 Do Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE) – Leandro Júnior Pereira  (Técnico em Assuntos Educacionais)

     1.5.5.1 Das Coordenações de Cursos

              1.5.5.1.1 Agroecologia – José de Anchieta Almeida da Silva (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.5.5.1.2 Agropecuária – Leonardo dos Santos França Schockness (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.5.5.1.3 Informática - Eduardo Lucas Jorge Serapião (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.5.5.1.4 Matemática - Jorge Da Silva Werneck (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

               1.5.5.1.5 Agronegócio - Joel Martins Braga Júnior (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)
               1.5.5.1.6 Geografia – Tiago Roberto Silva Santos (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.5.5.1.7 Zootecnia – Isis Lazzarini Foroni (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

     1.5.5.2 Dos Laboratórios

             1.5.5.2.2 Laboratório de Química - Aline Gomes Lopes (Técnico em Laboratório/Química)

             1.5.5.2.3 Laboratório de Biologia - Gilvane Lima Sobrinha Gomes  (Técnico em Laboratório/Biologia)

             1.5.5.2.4 Laboratório de Solos - Bruno Henrique Silva Rodrigues (Técnico em Laboratório/Química)

             1.5.5.2.5 Laboratório de Informática - Rodrigo Avelino Araujo (Técnico em Laboratório/Informática)

     1.6 Do Departamento de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (DIEPE) - Messias Jose dos Santos Silva (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

     1.7 Do Departamento de Extensão (DEPEX) - Agatha Christie de Souza Zemke (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

            1.7.1 Da Coordenação de Formação Inicial e Continuada (CFIC) - Lilian Catiuscia Eifler Firme da Silva (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

            1.7.2 Da Coordenação de Integração Escola, Empresa e Comunidade (CIEEC) - Marcilei Serafim Germano (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

            1.7.3 Centro de Idiomas - Shelly Braum (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

            1.8 Do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP) - Rafael Carlos Bispo (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.8.1 Da Coordenação de Pesquisa e Inovação (CPI) - Marco Aurelio Nunes de Barros (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.8.2 Da Coordenação de Pós-Graduação (CPOSG) - Antônio Ferreira Neto (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

              1.8.3 Do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) - Eslei Justiniano dos Reis (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

  1.9 Da Diretoria de Planejamento e Administração (DPLAD) - Edmilson Maria De Brito (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)

      1.9.1 Da Coordenação de Compras e Licitações (CCL) - Gilmar Antonio Lucas Chapuis (Administrador)

      1.9.2 Da Coordenação de Gestão de Contratos e Convênios (CCONV) - Fernando Genovil Pereira Tavares (Tecnólogo em Processos Gerenciais)

      1.9.3 Da Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado (CPALM) - Paulo Gesse dos Santos Bruno (Auxiliar em Administração)

      1.9.4 Da Coordenação de Orçamento e Finanças (COFIN) - Rafael de Oliveira Gomes Silva (Assistente em Administração)

      1.9.5 Da Coordenação de Serviços Gerais (CSG) - Fagner Souza Teixeira (Téc. Em Contabilidade)

     1.9.6 Da Contadoria - Priscila Tavares Neckel (Contadora)

Campus Cacoal conta com 17 salas de aula; 04 câmaras Frigoríficas; 03 Laboratorios de Informática; 01 Laboratório de Manutencao de Computadores; 01 Laboratório de Química, Fisica e Matemática, Biologia, Solos, Laboratório de Qualidade de Café; 01 Análise Fisica de Café; 01 Análise Sensorial de Café; 01 Laboratório de Microtorrefacao de café; 01 Laboratório de Beneficiamento de Café (lavador, despolpado e secador de café); 01 curral.

Veja imagens do Campus Cacoal:

  • Campus_Cacoal1
  • Campus_Cacoal16
  • Campus_Cacoal17
  • Campus_Cacoal18
  • Campus_Cacoal19
  • Campus_Cacoal2
  • Campus_Cacoal20
  • Campus_Cacoal21
  • Campus_Cacoal23
  • Campus_Cacoal24
  • Campus_Cacoal25
  • Campus_Cacoal3
  • Campus_Cacoal4
  • Campus_Cacoal5
  • Campus_Cacoal6

Nome do IF/Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Cacoal

icon perfilPerfil do campus: Agrícola

localização iconEndereço: Rodovia BR 364, Km 228, Lote 2A - Zona Rural, Cacoal - RO, 76960-970

telefone iconTelefone: 69 3443-2445

email 14410E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Funcionamento: Segunda a Sexta das 7 às 22h30 

Confira a lista de contatos do Campus no link abaixo:

Cacoal

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->