Últimos dias para submissão de projetos de pesquisa nos editais do IFRO

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 13h42 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 13h42

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Propesp/IFRO) publicou seis editais de fomento a projetos de pesquisa e inovação. No total poderão ser financiados até 150 projetos e até 450 bolsas para alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação, a serem executados entre setembro de 2022 e agosto de 2023. O prazo final de inscrição é dia 26 de junho de 2022, através do SUAP Pesquisa.

Há editais abertos para novos projetos, para prosseguimento de pesquisas já iniciadas institucionalmente, para alunos da pós-graduação stricto sensu do IFRO e também incentivo aos servidores que nunca fizeram proposição oficial de pesquisa. Dentro das possibilidades abertas, estão os incentivos voltados para a iniciação científica e ainda para o desenvolvimento de projetos tecnológicos.

Conforme a Diretora de Pesquisa e Inovação (Propesp/IFRO), Giselle Cavalcante Andrade, “é importante atentar para a diferença entre os projetos de iniciação científica e tecnológica. Os projetos de iniciação científica são voltados para a produção de conhecimento sem objetivo específico de aplicação prática do objeto de estudo. Já os projetos de iniciação tecnológica, utilizam o método científico para aplicar o conhecimento com foco em desenvolvimento de novos produtos, processos ou soluções para problemas cotidianos. Ambos são importantes para o desenvolvimento da ciência e tecnologia e, por essa razão, é importante que os servidores elaborem projetos tanto de natureza científica quanto tecnológica”.

Integrando o Programa Institucional de Pesquisa do IFRO, que vem sendo executado desde 2015, os editais são lançados anualmente. No Edital 4/2022, o público é composto pelos docentes e alunos dos cursos de mestrado do IFRO, o PROFNIT/Zona Norte e PROFEPT/Calama. Para acessá-lo, basta clicar neste Link.

Para os demais editais, as propostas podem ser submetidas por servidores docentes e técnicos administrativos do IFRO, de todas as áreas do conhecimento e todos os campi, havendo bolsas para alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação. Nesta categoria, dois editais são destinados a submissão de novos projetos de Iniciação Científica: o Edital 8/2022 que está disponível neste Link; e o Edital 9/2022 para novos projetos de Iniciação Tecnológica, disponível neste Link.

Coordenadores de projetos já em andamento, aprovados no ciclo anterior, entre 2021 e 2022, podem submeter o pedido de renovação do projeto, com possibilidade de captação de recursos para custeio e ainda renovação das bolsas dos alunos. Sendo o Edital 10/2022 para renovação de projetos de Iniciação Científica, disponível neste Link. E o Edital 1/2022, de Renovação de Projetos de Iniciação Tecnológica, deste Link.

Primeiros Projetos

Outra informação da Pró-Reitoria de Pesquisa, é que desde 2021 o IFRO iniciou a política de incentivo a novos pesquisadores. Este ano foi novamente publicado, agora para o ciclo 2022/2023, o Edital 12/2022, que visa fomentar “Primeiros Projetos”, com foco em servidores sem histórico de desenvolvimento de pesquisa no IFRO. O Edital 12 está disponível neste Link.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, realça os mais de um milhão de reais disponíveis para o desenvolvimento científico na instituição. “Os valores dos seis editais somam R$ 1.420.000,00. É um investimento alto no desenvolvimento de projetos e bolsas de alunos, com objetivo de contribuir na formação integral do aluno, com a iniciação científica e tecnológica, bem como com resultados que devem contribuir com novas soluções para sociedade, através da pesquisa. Incentivamos a participação dos nossos servidores como coordenadores e colaboradores das propostas”.

Segundo Gilmar, é importante que servidores e alunos visitem a página geral de editais da Propesp para acompanhar as oportunidades que são publicadas pelo IFRO. Para acessar, clique neste Link.