IFRO lança seis editais para projetos e bolsas de pesquisa do Programa Institucional de Pesquisa (PIP)

Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 18h46 | Última atualização em Quarta, 20 de Abril de 2022, 08h15

PesquisaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Pró-Reitoria de Pesquisa,  Inovação e Pós-Graduação (Propesp), publicou nos últimos dias,  6 editais por meio do  Programa Institucional de Pesquisa, que somam R$ 1.422.000,00 (um milhão quatrocentos e vinte e dois mil reais), para financiar cerca de 150 projetos e até 500 bolsas para alunos de ensino médio técnico, graduação ou pós-graduação da instituição.

As propostas devem ser coordenadas e submetidas via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP Pesquisa) por um servidor do IFRO e todos os projetos devem envolver alunos, que serão candidatos a bolsas de pesquisa do CNPq ou com recursos próprios do IFRO. Os editais ofertam bolsas para alunos do ensino médio técnico, graduação e pós-graduação.

Abaixo os editais publicados:

Sobre o PIP

O Programa Institucional de Pesquisa (PIP), reúne os editais voltados à iniciação científica e tecnológica e “é a oportunidade de inserção da pesquisa na formação integral dos nossos alunos, alinhado a um financiamento interno de recursos para aquisição de materiais para projetos, além da distribuição de bolsas na cota oficial do IFRO junto ao CNPq e bolsas pagas com recursos próprios. Esse ano marca o retorno de atividades presenciais dos pesquisadores em atividades de pesquisa e desenvolvimento, em especial em áreas estratégicas e nos últimos dois anos ficaram limitadas à necessidade de distanciamento, para a prevenção da covid-19 e preservação da vida. A execução dos projetos deverá produzir resultados para publicação científica e produção de soluções tecnológicas a partir de demandas apresentadas pela sociedade”, explica o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior.