Projeto PodLace, do Campus Ji-Paraná, é destaque no XIV CONNEPI

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 15h50 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 11h36 | Acessos: 127

WhatsApp Image 2024 09 11 at 16.06.01 2
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, destacou-se durante a 14° do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (XIV CONNEPI), realizado de 27 a 29 de agosto de 2024.

O inovador projeto “PodLace - Caleidoscópio Lovelace”, podcast dedicado a entrevistar mulheres empoderadas, abriu uma edição especial no evento para entrevistar todos os pesquisadores participantes. Foram realizadas 29 entrevistas, uma live para mostrar a estrutura do evento e diversas divulgações no Instagram.

Impacto Transformador

Mais do que um simples podcast, o “PodLace - Caleidoscópio Lovelace” é uma plataforma de mudança social. Ao dar voz às conquistas de mulheres nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o projeto desafia estereótipos e inspira uma nova geração de líderes femininas. A iniciativa também oferece às alunas do IFRO uma oportunidade única de desenvolver habilidades práticas em pesquisa, produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais, preparando-as para futuras carreiras na indústria de tecnologia. Além disso, o projeto teve um resumo expandido aprovado no evento, intitulado "Podlace - Caleidoscópio Lovelace - Um podcast para entrevistar mulheres empoderadas".

Depoimentos Inspiradores

Anna Beatriz de Almeida Guerra, participante do projeto, compartilhou que “participar do PodLace foi transformador. Aprendi ainda mais sobre tecnologia e mídia, e também sobre a força das histórias de mulheres incríveis que estão moldando o futuro”.

Kewillem Nikoly Leme Gonçalves relatou que, ao longo de 29 entrevistas com pesquisadores no CONNEPI, além de uma live para o Instagram do evento, aprendeu sobre confiança e luta e que “podemos ser o que queremos ser, e as entrevistadas nos mostraram isso!”.

Samara Hespanhol Fraga destacou a honra de ser entrevistadora no PodLace, pois “toda vez aprendemos algo novo com cada entrevistada. Esse projeto nos abriu muitas portas e conhecimentos. Espero que possamos trazer cada vez mais visibilidade para o nosso projeto!”.

Amanda Rangel Marchiori, pesquisadora voluntária do projeto, afirmou que “o PodLace me proporcionou uma experiência única de aprendizado e crescimento. Cada entrevista foi uma oportunidade de conhecer histórias inspiradoras e de fortalecer minha própria trajetória”.

Tayná Carvalho Gomes, também pesquisadora voluntária, destacou que “participar do PodLace foi uma jornada de autodescoberta e de empoderamento. As histórias que ouvimos e compartilhamos são um testemunho do poder e da resiliência das mulheres”.

Ilma Fausto, Coordenadora do Projeto, acrescenta que “ver o PodLace ser reconhecido no CONNEPI é uma prova de que estamos no caminho certo. Este projeto é uma celebração da capacidade feminina de liderar e inovar em qualquer campo”.

Marlos Tadeu Alves Hibner, também Coordenador do Projeto, comenta que “o PodLace é um exemplo brilhante de como a educação pode transcender as salas de aula e gerar impacto social significativo”.

A representante da DEAD no CONNEPI, Elizangélica Fernandes da Silva, ratificou que o projeto é um espaço de empoderamento e partilha, e dá visibilidade ao trabalho de mulheres que estão contribuindo em vários setores da sociedade.

O Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus Ji-Paraná, Reinaldo Lima Pereira, ressaltou a importância da participação das alunas do curso no projeto “PodLace - Caleidoscópio Lovelace” durante o XIV CONNEPI.

Ele destacou que, ao se envolverem em eventos como este, as alunas não só fortalecem suas habilidades técnicas e acadêmicas, mas também encontram uma plataforma para expressar e amplificar as vozes femininas na área de tecnologia. “Ver nossas alunas se destacando e liderando um projeto tão significativo é um orgulho imenso. Essas experiências as motivam a continuarem suas trajetórias em STEM, e, ao mesmo tempo, elevam o curso de ADS, mostrando a todos o impacto positivo da participação feminina em atividades acadêmicas e sociais”, afirmou Reinaldo.

O IFRO celebra essa conquista e reafirma seu compromisso com a igualdade de gênero, destacando o papel crucial das mulheres no desenvolvimento inclusivo e na inovação tecnológica