Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mesa-redonda realizada por professores do IFRO discute temas relacionados à pandemia

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 11h01 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 09h54 | Acessos: 24814

image 5O Campus Ji-Paraná do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou na última semana (20) uma mesa-redonda on-line sobre a temática: “Teoria de Gaia, Pandemia e Adaptação”. A proposta objetivou a reflexão, a partir de uma perspectiva multidisciplinar, sobre a pandemia referente à COVID-19. A iniciativa contou com a participação dos professores dos Campi de Ji-Paraná e Cacoal e foi aberta ao público.

A ferramenta utilizada para discussão foi a sala do google meet. A discussão abordou como eixo a Teoria de Gaia e seus desdobramentos: o lugar da Terra no Universo, a adaptabilidade da vida, as novas adaptações necessárias e possíveis a partir da pandemia e, por fim, auxiliou na compreensão deste momento de isolamento social.

A mesa-redonda discutiu as bases teóricas e epistemológicas da Teoria de Gaia e como seus postulados incitam a reflexão acerca de como a sociedade ocidental moderna tem explorado os recursos naturais do planeta. O professor de Física do Campus Ji-Paraná, Marco Aurélio, reforçou os conceitos de hipótese e teoria, e explicou sobre o surgimento do universo, as características das galáxias, os sistemas solares, os planetas e as condições que possibilitaram a existência da vida na Terra.

Durante a discussão, o professor de Biologia do Campus Ji-Paraná, Roger Asevedo, explanou sobre a Teoria de Gaia, a evolução e a questão da adaptação ao ambiente diante dos distúrbios que desequilibram os sistemas.

A professora de História do Campus Ji-Paraná, Lediane Fani Felzke, realizou uma reflexão sobre o pensamento indígena e antecipou o que a ciência ocidental descobriu sobre o desequilíbrio ecológico. Além disso, expôs acerca do aquecimento global e sobre a importância de estarmos abertos a aprender com o conhecimento dos povos ameríndios.

O evento on-line também contou com a participação de professor do Campus Cacoal. O docente da disciplina de História, Mauro Henrique Miranda de Alcântara, levantou questões sobre a adaptação e sobrecarga do trabalho virtual em um mundo pós-pandemia.

As reflexões foram acompanhadas por debates com questões discutidas por alguns dos participantes que acessaram o evento.   

  • image
  • image_1
  • image_2
  • image_3
  • image_4
  • image_5
  • image_6
  • image_8
 

Fim do conteúdo da página