Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Ji-Paraná produz 1.800 litros de álcool gel com apoio de parcerias

Publicado: Quinta, 14 de Mai de 2020, 17h07 | Última atualização em Quinta, 14 de Mai de 2020, 18h33 | Acessos: 32077

Campus Ji Paraná Produção de álcool em gel 19Cerca de 1800 litros de álcool em gel 70º INPM  já foram produzidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, desde o ínicio do isolamento social em detrimento da pandemia do novo coronavírus.  As atividades presenciais da unidade passaram a ser desenvolvidas remotamente, desde o dia 18 de março, contudo, um grupo de servidores optou por, além de desempenhar suas atividades costumeiras, contribuir com a Secretaria Municipal de Ji-Paraná na produção do álcool em gel, ideia esta apresentada pela Reitoria da instituição, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

Para chegar a esse montante de produção, o Campus Ji-Paraná tem atuado conjuntamente com empresários do município, cooperativa de crédito, Tribunal de Justiça de Ji-Paraná, Procuradoria Regional do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho de Ji-Paraná, Sicoob Centro,  Fausto’s e Aço, Faculdade São Lucas Educacional, Unir Campus Ji-Paraná no projeto social denominado “Produção de álcool em gel como parte do esforço para enfrentamento aos efeitos da pandemia de COVID-19 em Ji-Paraná”.

Os 1800 litros foram envasados em mais de 6 mil embalagens de 300 ml cada e distribuídos para diversas instituições do município de Ji-Paraná e região, como a Secretaria Municipal de Saúde (distribuídas para Unidades Básicas de Saúde, Unidades Especializadas e agentes comunitários de saúde) Casa de Saúde Indígena de Ji-Paraná, IFRO Campus Avançado São Miguel do Guaporé, Conselho da Comunidade na Execução Penal de Ji-Paraná, Corpo de Bombeiros e Poder Judiciário.

Início da produção

Após várias reuniões observou-se a dificuldade na aquisição de equipamentos, embalagens e insumos voltados para a produção do álcool em gel, devido à doença que se alastrava pelo mundo. Contudo, a cada dificuldade mais pessoas se juntavam ao grupo de químicos. Assim, de posse dos insumos disponíveis para as atividades do ensino, pesquisa e extensão do campus foi possível observar que havia o suficiente para uma pequena remessa. Enquanto produzia, o projeto “Produção de álcool em gel como parte do esforço para enfrentamento aos efeitos da pandemia de COVID-19 em Ji-Paraná” foi protocolado no edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). Além disso, foi apresentado à sociedade jiparanaense e aos órgãos do Poder Judiciário local e Ministério Público, que passaram a contribuir com insumos e equipamentos.

A equipe formada por professores e químicos passou a trabalhar no projeto social, sob a orientação do professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Dr. Luiz Américo da Silva do Vale. Participam das atividades os seguintes profissionais: Dr. Wilhan Gonçalves Nunes, Dra. Joci Neuby Macedo, Dra. Elise Marques Freire Cunha, Me. Adalberto Alves da Silva, a especialista Pâmela Siqueira O. Jesus, Dr. Luiz Roberto A. Júnior, Me. Talita Vilalva Freire,  Dr. Jusinei Meireles Stropa, Me. Talita Vilalva Freire, o especialista Itarralyss Herico Cardoso Santos (Professor EBTT), bem como os químicos Alexandre da Silva Machado e Fernanda Rodrigues de Siqueira e o convidado Édersson Naitz Seidler, que é acadêmico da Faculdade São Lucas.

A Coordenadora de Extensão e responsável pela arrecadação de insumos e equipamentos da instituição, Ellen Vieira Pacífico Silva,  comentou sobre sua atuação dentro do projeto da produção do álcool em gel pelo campus. “Enquanto Departamento de Extensão, fiquei com a parte de buscar insumos e equipamentos para o projeto, uma vez, que no momento não havia aporte financeiro para as ações. Nós contamos com insumos e equipamentos doados pelo poder Judiciário de Ji-Paraná, do Ministério Público através da Dra. Eiko, do Juizado Criminal, através do Dr.  Maximiliano e Dr. Fantini e do  Tribuna Reginal do Trabalho, através do Dr. Edilson. Essa contribuição está fazendo com que a produção iniciada com os insumos da unidade fosse contínua, até o presente momento. Os tribunais disponibilizaram recursos ou adquiriram os produtos e a produção tem crescido a cada dia. O IFRO está para atender a comunidade, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde conforme prevê a Nota Técnica Nº 3/2020/SEI/DIRE3/ANVISA”, detalhou.

A Diretora-Geral do campus, Letícia Carvalho Pivetta, ressaltou que neste  momento de enfrentamento à Covid 19, o IFRO continua com suas atividades de ensino, cumprindo sua missão, que é contribuir com o desenvolvimento da sociedade pela educação. “E, além disso, temos atuado em outras frentes, com o desenvolvimento de projetos para beneficiar a sociedade em questões relacionadas à saúde, como por exemplo,  a produção de álcool em gel e máscaras protetoras faciais. Foi um grande desafio, mas estamos vencendo e disponibilizando à comunidade jiparanaense produtos desenvolvidos a partir dos conhecimentos de servidores e da infraestrutura do IFRO,  em parcerias de instituições públicas e privadas e, principalmente, com a ajuda de  pessoas de nossa comunidade que possuem o propósito de colaborar fraternalmente para cessar a proliferação do vírus, salvando vidas”, reforçou.

  A chefe de Departamento de Pesquisa Inovação e pós-graduação do Campus Ji-Paraná Lorena de Souza Tavares destacou o apoio do departamento, por intermédio da “liberação de recursos através de editais de pesquisa, pois sabemos da importância do álcool em gel para o combate ao novo coronavírus”.

Parcerias

O empresariado e a cooperativa de crédito de Ji-Paraná estão realizando as doações de embalagens novas para o envase da produção.  O presidente da Sicoob Centro,  Ademir Stimer, relata que conectar pessoas para transformar realidades durante a pandemia da COVID-19 tem empreendido grandes ações sociais entre a Sicoob Centro, órgãos públicos e parceiros. “Doamos 8 mil frascos ao IFRO, para que possam envasar o álcool em gel que estão produzindo internamente. A preservação da vida e o retorno à normalidade vai depender da cooperação de todos. A parceria público-privado sempre foi um braço social para as comunidades. Sabemos que esse é o nosso papel e responsabilidade e agradecemos ao IFRO pela parceria nesse propósito. Estamos confiantes que este momento logo passará, mas a nossa capacidade de intercooperar será sempre fundamental para a construção de um mundo mais justo, solidário e próspero”, disse.

O Juiz titular dos juizados especiais cíveis e criminais da Fazenda Pública, Dr. Maximiliano Darci David Deitos, destacou a importância das parcerias realizadas para a produção do álcool em gel pelo IFRO, enfatizando o compartilhamento de “[...] toda essa produção com a comunidade, ou seja, revertendo algo em prol da sociedade. O IFRO está de parabéns pela iniciativa, pela atitude e somos parceiros para outros projetos”.

Segundo o Capitão José Aparecido dos Santos, Comandante do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná (segundo grupamento),  a doação de álcool em gel  irá ajudar nos atendimentos realizados pela coorporação, “[...] e com isso, proporcionar uma maior segurança à população de Ji-Paraná durante nossos atendimentos neste período de pandemia. Até porque nossas assepsias tem que ser realizadas após cada atendimento, logo, nosso consumo é muito grande. Com isso, quero reforçar à população que aqueles que puderem que permaneçam em suas casas e que ajudem o estado, município ou país a combater essa pandemia”.

A Promotora de Justiça, Dr. Eiko Danieli Vieira Araki , acompanhou a entrega de uma parte da produção de álcool em gel em que a instituição participou organizando a  captação de recursos para a aquisição de insumos. “É muito importante nesse momento estarmos trabalhando em rede para tentarmos minimizar esta pandemia que estamos passando. Os Institutos Federais se apresentaram como excelentes parceiros, disponiblizando a mão de obra, a tecnologia, e a  produção e nossa  sociedade está muito agradecida, porque mais uma vez, num momento muito difícil em que nós não conseguíamos encontrar  álcool em gel,  máscaras e materiais, conseguimos então fazer essa produção. Agradecemos mais uma vez a todos os parceiros que se uniram para podermos atravessar esse momento crítico”, falou.

Sobre o Campus 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO),  Campus Ji-Paraná, contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2009. O  Campus  Ji-Paraná tem perfil Industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico em Informática, Química e Florestas, Curso Superior Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Química.

  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_10
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_11
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_12
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_13
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_14
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_15
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_16
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_17
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_18
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_19
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_2
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_20
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_3
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_4
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_5
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_6
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_7
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_8
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_9
Fim do conteúdo da página
-->