Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Ji-Paraná produz 1.800 litros de álcool gel com apoio de parcerias

Publicado: Quinta, 14 de Mai de 2020, 17h07 | Última atualização em Quinta, 14 de Mai de 2020, 18h33 | Acessos: 49604

Campus Ji Paraná Produção de álcool em gel 19Cerca de 1800 litros de álcool em gel 70º INPM  já foram produzidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, desde o ínicio do isolamento social em detrimento da pandemia do novo coronavírus.  As atividades presenciais da unidade passaram a ser desenvolvidas remotamente, desde o dia 18 de março, contudo, um grupo de servidores optou por, além de desempenhar suas atividades costumeiras, contribuir com a Secretaria Municipal de Ji-Paraná na produção do álcool em gel, ideia esta apresentada pela Reitoria da instituição, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

Para chegar a esse montante de produção, o Campus Ji-Paraná tem atuado conjuntamente com empresários do município, cooperativa de crédito, Tribunal de Justiça de Ji-Paraná, Procuradoria Regional do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho de Ji-Paraná, Sicoob Centro,  Fausto’s e Aço, Faculdade São Lucas Educacional, Unir Campus Ji-Paraná no projeto social denominado “Produção de álcool em gel como parte do esforço para enfrentamento aos efeitos da pandemia de COVID-19 em Ji-Paraná”.

Os 1800 litros foram envasados em mais de 6 mil embalagens de 300 ml cada e distribuídos para diversas instituições do município de Ji-Paraná e região, como a Secretaria Municipal de Saúde (distribuídas para Unidades Básicas de Saúde, Unidades Especializadas e agentes comunitários de saúde) Casa de Saúde Indígena de Ji-Paraná, IFRO Campus Avançado São Miguel do Guaporé, Conselho da Comunidade na Execução Penal de Ji-Paraná, Corpo de Bombeiros e Poder Judiciário.

Início da produção

Após várias reuniões observou-se a dificuldade na aquisição de equipamentos, embalagens e insumos voltados para a produção do álcool em gel, devido à doença que se alastrava pelo mundo. Contudo, a cada dificuldade mais pessoas se juntavam ao grupo de químicos. Assim, de posse dos insumos disponíveis para as atividades do ensino, pesquisa e extensão do campus foi possível observar que havia o suficiente para uma pequena remessa. Enquanto produzia, o projeto “Produção de álcool em gel como parte do esforço para enfrentamento aos efeitos da pandemia de COVID-19 em Ji-Paraná” foi protocolado no edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). Além disso, foi apresentado à sociedade jiparanaense e aos órgãos do Poder Judiciário local e Ministério Público, que passaram a contribuir com insumos e equipamentos.

A equipe formada por professores e químicos passou a trabalhar no projeto social, sob a orientação do professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Dr. Luiz Américo da Silva do Vale. Participam das atividades os seguintes profissionais: Dr. Wilhan Gonçalves Nunes, Dra. Joci Neuby Macedo, Dra. Elise Marques Freire Cunha, Me. Adalberto Alves da Silva, a especialista Pâmela Siqueira O. Jesus, Dr. Luiz Roberto A. Júnior, Me. Talita Vilalva Freire,  Dr. Jusinei Meireles Stropa, Me. Talita Vilalva Freire, o especialista Itarralyss Herico Cardoso Santos (Professor EBTT), bem como os químicos Alexandre da Silva Machado e Fernanda Rodrigues de Siqueira e o convidado Édersson Naitz Seidler, que é acadêmico da Faculdade São Lucas.

A Coordenadora de Extensão e responsável pela arrecadação de insumos e equipamentos da instituição, Ellen Vieira Pacífico Silva,  comentou sobre sua atuação dentro do projeto da produção do álcool em gel pelo campus. “Enquanto Departamento de Extensão, fiquei com a parte de buscar insumos e equipamentos para o projeto, uma vez, que no momento não havia aporte financeiro para as ações. Nós contamos com insumos e equipamentos doados pelo poder Judiciário de Ji-Paraná, do Ministério Público através da Dra. Eiko, do Juizado Criminal, através do Dr.  Maximiliano e Dr. Fantini e do  Tribuna Reginal do Trabalho, através do Dr. Edilson. Essa contribuição está fazendo com que a produção iniciada com os insumos da unidade fosse contínua, até o presente momento. Os tribunais disponibilizaram recursos ou adquiriram os produtos e a produção tem crescido a cada dia. O IFRO está para atender a comunidade, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde conforme prevê a Nota Técnica Nº 3/2020/SEI/DIRE3/ANVISA”, detalhou.

A Diretora-Geral do campus, Letícia Carvalho Pivetta, ressaltou que neste  momento de enfrentamento à Covid 19, o IFRO continua com suas atividades de ensino, cumprindo sua missão, que é contribuir com o desenvolvimento da sociedade pela educação. “E, além disso, temos atuado em outras frentes, com o desenvolvimento de projetos para beneficiar a sociedade em questões relacionadas à saúde, como por exemplo,  a produção de álcool em gel e máscaras protetoras faciais. Foi um grande desafio, mas estamos vencendo e disponibilizando à comunidade jiparanaense produtos desenvolvidos a partir dos conhecimentos de servidores e da infraestrutura do IFRO,  em parcerias de instituições públicas e privadas e, principalmente, com a ajuda de  pessoas de nossa comunidade que possuem o propósito de colaborar fraternalmente para cessar a proliferação do vírus, salvando vidas”, reforçou.

  A chefe de Departamento de Pesquisa Inovação e pós-graduação do Campus Ji-Paraná Lorena de Souza Tavares destacou o apoio do departamento, por intermédio da “liberação de recursos através de editais de pesquisa, pois sabemos da importância do álcool em gel para o combate ao novo coronavírus”.

Parcerias

O empresariado e a cooperativa de crédito de Ji-Paraná estão realizando as doações de embalagens novas para o envase da produção.  O presidente da Sicoob Centro,  Ademir Stimer, relata que conectar pessoas para transformar realidades durante a pandemia da COVID-19 tem empreendido grandes ações sociais entre a Sicoob Centro, órgãos públicos e parceiros. “Doamos 8 mil frascos ao IFRO, para que possam envasar o álcool em gel que estão produzindo internamente. A preservação da vida e o retorno à normalidade vai depender da cooperação de todos. A parceria público-privado sempre foi um braço social para as comunidades. Sabemos que esse é o nosso papel e responsabilidade e agradecemos ao IFRO pela parceria nesse propósito. Estamos confiantes que este momento logo passará, mas a nossa capacidade de intercooperar será sempre fundamental para a construção de um mundo mais justo, solidário e próspero”, disse.

O Juiz titular dos juizados especiais cíveis e criminais da Fazenda Pública, Dr. Maximiliano Darci David Deitos, destacou a importância das parcerias realizadas para a produção do álcool em gel pelo IFRO, enfatizando o compartilhamento de “[...] toda essa produção com a comunidade, ou seja, revertendo algo em prol da sociedade. O IFRO está de parabéns pela iniciativa, pela atitude e somos parceiros para outros projetos”.

Segundo o Capitão José Aparecido dos Santos, Comandante do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná (segundo grupamento),  a doação de álcool em gel  irá ajudar nos atendimentos realizados pela coorporação, “[...] e com isso, proporcionar uma maior segurança à população de Ji-Paraná durante nossos atendimentos neste período de pandemia. Até porque nossas assepsias tem que ser realizadas após cada atendimento, logo, nosso consumo é muito grande. Com isso, quero reforçar à população que aqueles que puderem que permaneçam em suas casas e que ajudem o estado, município ou país a combater essa pandemia”.

A Promotora de Justiça, Dr. Eiko Danieli Vieira Araki , acompanhou a entrega de uma parte da produção de álcool em gel em que a instituição participou organizando a  captação de recursos para a aquisição de insumos. “É muito importante nesse momento estarmos trabalhando em rede para tentarmos minimizar esta pandemia que estamos passando. Os Institutos Federais se apresentaram como excelentes parceiros, disponiblizando a mão de obra, a tecnologia, e a  produção e nossa  sociedade está muito agradecida, porque mais uma vez, num momento muito difícil em que nós não conseguíamos encontrar  álcool em gel,  máscaras e materiais, conseguimos então fazer essa produção. Agradecemos mais uma vez a todos os parceiros que se uniram para podermos atravessar esse momento crítico”, falou.

Sobre o Campus 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO),  Campus Ji-Paraná, contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2009. O  Campus  Ji-Paraná tem perfil Industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico em Informática, Química e Florestas, Curso Superior Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Química.

  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_10
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_11
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_12
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_13
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_14
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_15
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_16
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_17
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_18
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_19
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_2
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_20
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_3
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_4
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_5
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_6
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_7
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_8
  • Campus_Ji-Paraná_-_Produção_de_álcool_em_gel_9
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.