Grupo de Estudo em Temáticas Étnicas na Amazônia de Ji-Paraná apresenta trabalhos de pesquisa

Publicado: Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 10h26 | Última atualização em Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 10h32 | Acessos: 64962

foto.GETEA

O Grupo de Estudo em Tematicas Étnicas na Amazônia  (GETEA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou no dia 18 de dezembro de 2019, a apresentação de todos os trabalhos desenvolvidos pelos componentes do grupo. A atividade marcou o encerramento do ano letivo e contou com a presença de bolsistas, de voluntários, de pesquisadores, de alunos e ex-alunos da unidade.

A reunião também contou com a presença da Diretora-Geral do Campus, Letícia Pivetta, bem como da comunidade externa, que veio conhecer parte dos trabalhos desenvolvidos dentro da Instituição. “Os grupos de pesquisa, como GETEA, são espaços de aprendizagem alternativos, que se destacam dos convencionais por permitirem ao aluno contato com pesquisa e extensão, extrapolando as barreiras da sala de aula e permitindo um contato com a realidade. É justamente esse é o diferencial do IFRO. Além disso, no Getea são realizados estudos e pesquisas sobre a educação profissional e tecnológica, área de atuação IFs e que necessita de estudos e capacitação. Iniciei na educação profissional e tecnológica há 10 anos e, juntamente com meus colegas, não tínhamos experiência alguma, nem sabíamos de cursos na área. Hoje, já é diferente, pois o PROFEPT capacita profissionais nesta área e o GETEA dá suporte para tal capacitação. Finalmente, o Getea trabalha com o lado humano no ensino tecnológico, o que é muito importante, já que a tecnologia existe em função do homem e não o contrário”, afirmou.

Sobre o GETEA

O grupo é formado por docentes do IFRO e de outras instituições, servidores técnicos, alunos do ensino médio integrado, egressos, alunos da graduação e pós-graduação, que produzem trabalhos nos âmbitos da pesquisa, extensão e ensino. Criado em 2017, ano em que ocorreu a primeira reunião ampliada (momento em que os participantes expõem e compartilham suas experiências), o GETEA segue promovendo a pesquisa, ensino e extensão dentro do Campus Ji-Paraná e no encerramento de 2019, no dia 18 de dezembro, já em sua III Reunião Ampliada, o evento ocorreu durante toda a manhã com as apresentações de trabalhos de extensão e a tarde foi dedicada aos trabalhos de pesquisa.

• foto.GETEA
  • getea10