Grupo de Pesquisa em Ciências Florestais do IFRO inicia diálogo para cooperação técnica com o Programa LBA
Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Ciências Florestais (CiFlor) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná reuniram-se com membros do Programa de Grande Escala Biosfera Atmosfera na Amazônia (LBA) com o objetivo de estabelecer uma cooperação técnica e científica entre as partes. A reunião ocorreu no início de dezembro de 2019, no Laboratório de Botânica e Ecologia (LABEC) da unidade.
A equipe do Escritório Central do LBA foi recepconada pelos docentes Giovanni Correia Vieira e Viviane Maia Correa. De acordo com o professor Giovanni, coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências Florestais, iniciar diálogos e firmar parcerias entre grupos de pesquisa, instituições de ensino e tecnologia são fundamentais para a inserção do IFRO no contexto científico estadual, amazônico e nacional.
“Uma cooperação técnica entre IFRO/CiFlor e LBA é essencial para compreensão do impacto que a alteração do uso e cobertura do solo pode ocasionar ao ar que respiramos, bem como aos rios, solos e a saúde da população. Neste sentido, o Grupo de Pesquisa CiFlor busca ser um agente atuante no desenvolvimento da ciência da Amazônia, elucidando questões e instruindo a população para favorecer o processo de desenvolvimento sustentável”, explica o professor Giovanni.
Programa de Grande Escala Biosfera Atmosfera na Amazônia (LBA)
O Programa LBA é gerenciado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e visa estudar e entender as mudanças climáticas e ambientais em curso, para favorecer um processo de desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Redes Sociais