Acadêmico do curso de Engenharia Florestal do IFRO participa de evento internacional sobre arborização urbana

Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 17h08 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 17h20 | Acessos: 53882

Ygor CBAU

O aluno Ygor Fernando Teixeira Fonseca, acadêmico do 4° período do curso de Engenharia Florestal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná,  participou do XXIII Congresso de Arborização Urbana (CBAU) e da segunda edição internacional do Congresso Íbero-Americano de Arborização Urbana (CIAU), cujo eixo temático estabelecido foi “Antropização, Sustentabilidade e Cidadania”. O evento foi realizado no período de 23 a 27 de novembro de 2019, em João Pessoa (Paraíba).

No evento, o aluno apresentou os resultados do projeto de pesquisa “Diagnóstico amnbiental das áreas verdes recreativas de Ji-Paraná (RO)”, vinculado ao edital nº 19/2018, coordenado pela professora Janice Ferreira do Nascimento e co-orientado pelo professor Paulo Roberto Magistrali. “O tema dos eventos é de grande relevância nacional, pois a arborização das cidades impacta diretamente a qualidade de vida da população. Dentre os benefícios podemos citar a melhoria da qualidade do ar, redução da poluição sonora, melhoria do microclima, sombreamento e habitat para a fauna local”, explicou a docente.

O Congresso é considerado o maior evento da área de Arborização Urbana do país. É realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e tem o objetivo de promover o intercâmbio da ciência, divulgação e conhecimento sobre arborização urbana, florestas urbanas e sustentabilidade nas cidades. “É um privilégio proporcionado pelo IFRO participar de um evento de grande importância como o CBAU e o CIAU. No evento, além de divulgar a pesquisa que realizei ao longo do ano, pude participar de diversas palestras e minicursos sobre silvicultura urbana. Toda esta experiência me incentiva ainda mais a participar de projetos de pesquisa e eventos de caráter científicos”, destacou o estudante.

A orientadora do projeto, professora Janice Ferreira do Nascimento, vê a participação do acadêmico no evento como de grande importância não só para o IFRO, como também para o estado de Rondônia. “ [...] já que o aluno foi o único participante do estado no evento. Apesar de estarmos na Amazônia, uma das maiores florestas do mundo, as cidades da região ainda carecem de estudos e de uma política voltada para a arborização urbana”, informou.

Sobre o projeto “Diagnóstico amnbiental das áreas verdes recreativas de Ji-Paraná (RO)”

As áreas verdes urbanas, como praças e parques, desempenham diversas funções essenciais para a qualidade de vida da população, como ecológica, estética, social e recreativa. Diante disso, conhecer e diagnosticar as áreas verde do município de Ji-Paraná servirá para fornecer informações atuais referentes ao estado ambiental das praças da cidade e contribuir para elaboração de políticas públicas voltadas à criação e manutenção destes espaços.

• Ygor_-_CBAU
  • Ygor_-_CBAU2