Proposta de aula prática de Física é executada no Campus Ji-Paraná
O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, teve aula prática observada por acadêmicos do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, promovido pelo IFRO/UAB (Universidade Aberta do Brasil), modalidade Educação a Distância (EaD). A atividade presencial de acompanhamento de ações integradoras foi proposta pelas alunas Ilma Rodrigues de Souza Fausto, Nara Luisa Reis e Estela Maris Savoldi para realização do percurso.
Segundo o depoimento do Professor Marco Aurélio sobre os procedimentos da ação: “É quase um consenso entre educadores que atividades experimentais despertam muito mais o interesse de alunos do que aulas meramente teóricas, geralmente ministradas em sala. As chamadas aulas práticas mostram ao aluno o fenômeno que ele havia estudado anteriormente em livros e aguçam a curiosidade para compreender porque esse fenômeno ocorreu, levando-o a buscar fundamentação teórica para o que visualizou. Contudo, muitos professores não costumam realizar aulas práticas sob o pretexto de que ‘faltam equipamentos’ ou ‘o tempo é curto’. Nos meus quase 22 anos de docência, sendo 15 dedicados ao ensino de Física, sempre realizei atividades experimentais, independente se a escola tinha laboratório ou não, se eu dispunha de equipamentos modernos ou não, se a aula era de 1 hora ou 45 minutos”.
O docente ainda explica que a aula prática realizada com a presença das acadêmicas foi concebida em 2011: “ano em que eu morava em Ariquemes e lecionava em uma escola estadual (28 aulas por semana), em uma escola particular (12 aulas semanais e também era diretor da instituição) e em uma faculdade (11 aulas semanais). A escola estadual não dispunha de equipamentos para aulas práticas de Física, então eu buscava materiais alternativos para os experimentos e posso afirmar que todas as turmas que eu lecionava tinham pelo menos uma aula prática por bimestre”.
Em depoimento, as alunas constataram a relevância das ações integradoras promovidas nas aulas do IFRO Campus Ji-Paraná, que contribuem para a formação de excelência estudantil e esse diferencial faz com que a disciplina de Física seja contextualizada de forma interessante no processo educacional.
“O IFRO nos proporciona uma realidade completamente diferente, pois o laboratório de Física do Campus Ji-Paraná é amplamente equipado de materiais para o ensino de todos os ramos dessa ciência. Entretanto, eu quis fazer essa aula prática com os alunos do primeiro ano usando materiais de baixo custo, associado a tecnologias que eles têm acesso, objetivando uma aproximação com o conhecimento científico e mostrando a eles que a Física está em tudo que os cerca e não somente em equipamentos de última geração. O resultado foi amplamente satisfatório, considerando a execução dos experimentos, os resultados quantitativos obtidos e o ânimo dos alunos durante a prática”, conclui o Professor Marco Aurélio.
Redes Sociais