Campus Ji-Paraná tem encerramento da Escola de Conselhos da Amazônia Legal

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 12h47 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 12h47 | Acessos: 758

Polo Ji Paraná no encerramento da Escola de Conselhos

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, foi um dos locais a sediar o encerramento das aulas da Escola de Conselhos da Amazônia Legal.  O evento ocorreu dia 27 de setembro, depois de um período de capacitação de mais de quatro mil conselheiros tutelares e de direitos da região norte, além dos estados do Mato Grosso e Maranhão.

Segundo a Tutora Presencial do Polo do IFRO em Ji-Paraná, Lidiane Tanazildo da Costa, foram muito proveitosos todos os cinco módulos oferecidos entre junho a setembro de 2019. “A Rede de Proteção foi trabalhada em vários vieses, pois envolve a ação de várias instituições/áreas governamentais ou não, que visam atuar em questões sociais de extrema complexidade, definindo estratégias para a prevenção, atendimento e fomento de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de risco”.

Lidiane, que é Assistente Social e Conselheira do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Ji-Paraná, ainda acrescenta que foram abordados temas que vários conselheiros já atuam na prática. Além de “muitas coisas novas para os que estão iniciando a nova missão de ser Conselheiro Tutelar, uma vez que outubro teremos novas eleições para a escolha de novos conselheiros. É necessário capacitação continuada para os conselheiros tutelares e de direitos, para que estejam preparados para enfrentar os grandes desafios de trabalhar na Rede Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Com certeza os cursistas saíram desta formação de 200 horas bem diferente do que chegaram. As aulas, metodologia e material foi de excelência. Que venha novos editais e que cada município apoie seus conselheiros para este momento de formação continuada. Foi tempo de muito aprendizado neste período”, afirmou.

Cíntia Cristina Rosa do Prado Castro estava entre os alunos do curso no Polo Ji-Paraná.  “Foi muito gratificante participar da Escola de Conselhos do IFRO, como candidata para o Conselho Tutelar de Ji-Paraná me sinto mais capacitada a exercer essa função a qual escolhi defender, pondo em prática o que aprendi durante todo o curso”.

• Ji-Paraná_no_encerramento_da_Escola_de_Conselhos
  • Polo_Ji-Paraná_no_encerramento_da_Escola_de_Conselhos