Grupo de pesquisa em sementes e produtos florestais de Ji-Paraná participa da Rondônia Rural Show

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 16h09 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 16h11 | Acessos: 974

Campus Ji Paraná Rondônia Rural Show 3

Integrantes do Grupo de Pesquisa em Sementes e Produtos Florestais não Madeireiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram da 8ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, realizada de 22 a 25 de maio, expondo nos estandes do IFRO, do SEBRAE e na área experimental da FLORASETEC com o projeto Beija-Flor.

O grupo de pesquisa expôs uma estação meteorológica automatizada na área experimental da Florasetec. No SEBRAE, os participantes apresentaram a estação meteorológica offline para trabalho em campo com capacidade sequencial por 30 dias; estação meteorológica online com conexão direta com internet com rede mesh e envio de dados pos free e MYSQL. Ambas as estações originais com circuitos e placas desenvolvidos pelo grupo de pesquisa.

No espaço institucional do campus, o grupo, que tem registro patente e cinco solicitações em análise, expôs o processo de avaliação de sementes florestais pelo método tetrazólio. Foram apresentados também os diferentes métodos de extração e análise dos óleos vegetais de andiroba, babaçu, coco, castanha e copaíba. “Apresentamos os usos múltiplos das tortas de coco e castanha, sistema de irrigação automatizado, processo de formação de compostos orgânicos pelo método saco de nylon e seu uso na produção de mudas florestais”, destacou a professora da unidade, Andreza Mendonça.

No evento, também ocorreu a apresentação dos resultados dos projetos do Programa de consolidação das ações de ensino, pesquisa e extensão entre o IFRO (Brasil) e a Universidad Autónoma del Beni (Bolívia) e ainda os projetos integradores do edital n° 24 de 2018, coordenados pelos professores: Maria Elessandra Araújo, Andreza Mendonça, Michel Silva e Jones Giacon.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/06_JUNHO_2019/03-06-2019/sementes