Alunos do técnico em Segurança do Trabalho (Mediotec) realizam visita técnica em aterro sanitário
Alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho (Mediotec) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizaram no dia 15 de maio uma visita técnica ao aterro sanitário do município. A atividade integra o componente curricular da disciplina “Meio Ambiente”.
A aula foi conduzida pelo coordenador do curso, Ricardo Arnaldo Otto Kich, e pela professora responsável pela disciplina que gerou a saída de campo, Márcia Janaína de Souza Santos. Na ementa da disciplina conteúdos como: fontes de impacto ambiental; desenvolvimento sustentável; resíduos industriais: sólidos, líquidos e atmosféricos; produção mais limpa; fundamentação legal para a exigência do licenciamento ambiental; características dos tipos de licenças emitidas; processo do licenciamento nas esferas federal, estadual e municipal.
"Na saída os alunos puderam vislumbrar as instalações de um correto local para destinação de resíduos domésticos, bem como tratamento do resíduo líquido gerado por este resíduo, o chorume. Ademais, na saída pôde-se levantar alguns fatores pertinentes, como o processo ambiental e as normativas existentes para determinado tipo de empreendimento, licenciamento ambiental e normativas que devem ser adotadas e atendidas, resoluções ‘CONAMA’, por exemplo. No local os alunos puderam averiguar o quão custosa e morosa é a real e correta destinação final daqueles ‘simples’ resíduos produzidos em nossas residências, onde muitas vezes, à olhos leigos, a destinação final é o veículo que faz a coleta, fazendo cumprir assim um dos grandes objetivos dessa visita, despertar a consciência ambiental, o consumo consciente e o descarte seletivo, aspectos esses que são de suma importância, não só para os alunos deste curso, mas sim para toda a sociedade", esclareceu o Professor Ricardo.
Para Larissa Silva, aluna que participou da atividade, a visita técnica ao Aterro Sanitário MFM trouxe o conhecimento de uma estrutura e funcionamento “[...] de uma obra, analisando assim o processo inicial e já tendo em vista o que pode ser feito para ajudar a equipe da MFM na melhora de seus sistemas de trabalho. Com a visita técnica podemos ter mais conscientização na separação de coleta de lixos urbanos, a importância que um aterro sanitário faz ao meio ambiente e até mesmo na qualidade de vida dos seres humanos. Com o acompanhamento do receptor Fabiano conhecemos os projetos, como funciona o processo químico e físico do chorume, e os materiais que são utilizados para devidos fins", descreveu.
Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!
Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/05_Maio_2019/23-05-19/visita_
Redes Sociais