Campus Ji-Paraná vai participar do Scratch Day

Publicado: Quinta, 09 de Mai de 2019, 15h01 | Última atualização em Quinta, 09 de Mai de 2019, 20h40 | Acessos: 1366

Scratch day

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participará no próximo sábado (11) do Scratch Day. O evento acontecerá em Porto Velho (RO) e será realizado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). As atividades acontecerão no Porto Velho Shopping, das 10 h às 22 h. Alunos e servidores do campus ministrarão oito oficinas no evento.

O evento é realizado simultaneamente em vários países, incluindo o Brasil, em várias cidades e por diferentes instituições e tem como organizador o MIT Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

O Scratch Day tem a intenção de despertar nos estudantes e comunidade em geral a curiosidade criativa e a aprendizagem sobre a programação do pensamento computacional, colaborando com a formação acadêmica e desenvolvimento pessoal dos participantes. Nesta edição do evento serão ofertadas oficinas, palestras e outras atividades teóricas e práticas, dispostas em estandes abertos para a observação e participação dos interessados.

Umas das professoras do campus que participará das atividades é Alice Cristina Souza Lacerda. “É muito importante envolvermos alunos e servidores em ações que contemplem a comunidade e promovam uma aprendizagem criativa e significativa. Outra questão que será bem relevante é que levaremos propostas de oficinas inclusivas, assim disseminamos conhecimentos sobre a inclusão”, informa a docente.

Dentre as oficinas que serão ministradas no evento, está a Oficina de Chão com Robótica Scratch for Arduino. A atividade será desenvolvida pela Coordenadora da EAD do Campus Ji-Paraná, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, e pelo Professor Walter Ferreira. “A oficina de chão é um projeto onde a ideia é colocar a mão na massa e criar um robô, a partir de materiais recicláveis, onde os participantes usam toda a sua criatividade na personalização do seu robô e na programação no Ambiente Scratch. Na fase de personalização, os participantes deverão saber qual o formato que servirá de base para o robô e, a partir dessa escolha, ter a possibilidade de adicionar ou não novas funções, fora a locomoção”, explica a professora Ilma Rodrigues de Souza Fausto, destacando também que: “A robótica é uma ferramenta no processo criativo, estimula a aprendizagem com técnicas construtivas na área da eletrônica analógica e digital e sistemas microprocessados. A participação do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRO - Campus Ji-Paraná amplia as possibilidades de atividades de programação no evento”.

Mais informações podem ser consultadas no site do evento: http://www.scratchday.unir.br/homepage