Acadêmicos de Engenharia Florestal de Ji-Paraná visitam Unidade Experimental da CEPLAC

Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 16h41 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 16h51 | Acessos: 1540

Campus Ji Paraná Visita Técnica Ceplac 4

Acadêmicos do 1º período do Bacharelado em Engenharia Florestal, do Campus Ji-Paraná, participaram no dia 04 de abril de uma visita técnica à Unidade Experimental da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), em Ouro Preto do Oeste. A atividade integra o cronograma da disciplina “Introdução à Engenharia Florestal”, onde os alunos começam a ter contato com a profissão de Engenheiro florestal, conhecendo as diversas áreas em que podem atuar como profissionais e que serão abordadas ao longo do curso.

A ação foi organizada pela docente do curso, Janice Ferreira do Nascimento, que também é a responsável pela coordenação da graduação. “A Ceplac é uma instituição que tem como objetivo promover a competitividade e sustentabilidade dos segmentos agropecuário, agroflorestal e agroindustrial para o desenvolvimento das regiões produtoras de cacau. A instituição trabalha em diversas linhas de pesquisa como melhoramento genético e fisiologia da produção e manejo do cacaueiro, manejo integrado de pragas e recursos ambientais. Gostaria de agradecer ao Dr. Fernando Luiz de Oliveira Corrêa, Engenheiro Agrônomo, que atua na área de Fisiologia e manejo do cacaueiro e Sistemas Agroflorestais, pela recepção e excelente aula sobre os sistemas agroflorestais utilizando o cacaueiro aqui na Amazônia”, agradece a docente.

O acadêmico Marcus Vinícius Lima dos Santos foi um dos estudantes que participaram da visita técnica. Ele comenta que a atividade “[...] nos serviu de inspiração e referência sobre as práticas e os resultados, que sempre são discutidos teoricamente em sala de aula. Visita a qual nos surpreendemos positivamente desde o início com a receptividade do Dr. Fernando que nos recebeu e transmitiu as atividades e pesquisas que são realizadas no local com o intuito de promover resultados e conhecimento científico de diversas espécies (cacau, eucalipto, cupuaçu, cumaru, citros) relacionando-as a plantios clonais, sistemas agroflorestais, melhoramento genético, logística do mercado, entomologia, entre outras atividades desenvolvidas. Neste aspecto, percebemos os caminhos profissionais, pessoais e acadêmicos que nos possibilitarão conquistar ao longo da graduação. Espero que mais alunos possam ter a oportunidade de observar a gratificante e enriquecedora experiência que tivemos”.

• Campus_Ji-Paraná_-_Visita_Técnica_-_Ceplac_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Visita_Técnica_-_Ceplac_2