Campus Ji-Paraná promove projeto em comemoração ao Dia da Água

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 16h45 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 17h03 | Acessos: 1326

Plantio de mudas pelos alunos do curso técnico em florestas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, promoveu durante o mês de março o projeto “Comemorando o Dia Mundial da Água”, que desenvolveu ações de conscientização de alunos das turmas do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Florestas, enfatizando a importância da conservação dos recursos hídricos no mundo.

Dentre as atividades propostas, esteve a realização de uma campanha no campus de coleta de garrafas pet pelos alunos, que posteriormente foram reutilizadas em uma oficina para produção de recipientes para mudas de plantas frutíferas e ornamentais.

Mudas de plantas foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Ji- Paraná e transplantadas pelos próprios alunos para os recipientes produzidos. Após esse processo, as mudas foram distribuídas pelos discentes em uma blitz ambiental alusiva ao Dia Mundial da Água, realizada no dia 22 de Março de 2019, na Avenida Seis de Maio, em Ji-Paraná.

Além da distribuição de mudas, foram expostos faixas e cartazes confeccionados pelos estudantes, que destacavam a importância da conservação da água. Simultaneamente a essa ação, outro grupo de alunos participou de um plantio de 70 mudas de árvores frutíferas, em uma área do município localizada em um loteamento, destacando com essa ação a importância da vegetação para a conservação da água. “A intenção é que as árvores ajudem futuramente no bom funcionamento do ciclo da água, que tanto necessita das plantas. Além disso, servirá de alimento para os animais que vivem ao lado, em uma área de preservação permanente”, comentou a professora Viviane Maia Corrêa, que estava na coordenação do projeto.

Viviane destacou ainda que eventos que visem o despertar da consciência ecológica e o interesse pela preservação da água são de grande importância para que o indivíduo sinta a necessidade de colaborar e participar de ações que contribuam com a conservação e preservação de recursos hídricos. “A partir disso, e considerando a escola como espaço social que também reflete, discute e busca soluções para problemáticas ambientais, contribuindo na formação de uma consciência ambiental no indivíduo, percebe-se o quão relevante torna-se a participação de alunos em eventos que visem conservação de recursos naturais. Ações externas como essa permitem aos alunos do curso a prática e aplicabilidade do que é ensinado em sala de aula nas disciplinas técnicas”, disse.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/04_Abril_2019/03-04-19/jipa