Egressos do Ensino Médio do Campus Ji-Paraná conquistam vagas para graduação

Publicado: Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 13h00 | Última atualização em Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 13h02 | Acessos: 1966

Ji Paraná Mariana Beatriz da SilvaEstudantes que concluíram o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, foram aceitos em grandes centros educacionais. Um dos exemplos está na conquista via nota do Sistema de Seleção Unificada (SISU) neste ano de 2019.

Milena Rufini concluiu o Técnico em Informática em 2018 e foi selecionada para cursar Ciência da Computação na Universidade de São Paulo (USP), na cidade de Ribeirão Preto (SP). Ela alcançou 723,98 pontos no SISU e conquistou vaga em sua primeira opção de curso. Os pais Márcio de Andrade e Giovanna Rufini de Andrade contam que é uma satisfação enorme ter em Ji-Paraná uma escola com alto nível de excelência do Instituto Federal. “O IFRO teve uma parcela importante na conquista da Milena”, dizem.

A USP abriu, via SISU, duas vagas por ampla concorrência para a primeira turma do curso, tornando muito disputada a seleção. “Eu e minha esposa somos muito gratos ao time de professores e todos os servidores que despertam e estimularam o gosto pela área da computação. A coordenação e a equipe pedagógica propiciaram uma excelente base de conhecimentos na área, e isso foi fundamental pra Milena escolher sua área acadêmica”, comenta o pai sobre o ensino no IFRO.

Um dos principais diferenciais do Instituto Federal Rondônia, além da equipe de professores, é a linha pedagógica que é trabalhada com os alunos, de aproximação da realidade, contextualizando problemas da comunidade, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão. O que proporciona ao aluno ser pesquisador, conhecer seu ambiente, e estar atento às tecnologias e as mudanças do mercado.

A acadêmica de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), do Campus Ji-Paraná, Weide Cassimiro Jerônimo, revela que foi no próprio IFRO que foi oportunizada a ela o acesso a caminhos que ainda nem pensava existir. “Através do Técnico de Informática Subsequente eu entendi que a minha vibe era a tecnologia. Depois que me graduei em Matemática, voltei à instituição para cursar o ADS”, afirma. Na semana passada, ela foi uma das representantes na Campus Party 2019, em São Paulo, atuando como pesquisadora do IFRO.

Estudantes e a sociedade se beneficiam com os Projetos Integradores desenvolvidos para integrar a comunidade externa e o IFRO. “Entendemos que o aluno conclui uma fase e está preparado para assumir qualquer desafio acadêmico que for proposto pelas grandes instituições, pois formamos profissionais para o mercado. E assim observamos as falas dos alunos, dos pais e comunidade”, afirma a professora Ilma Rodrigues de Souza Fausto.

Entre 2011 e 2015, Mariana Beatriz da Silva cursou o Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio no Campus Ji-Paraná. Para ela foi uma experiência inexplicável: “foi no IFRO que abri a minha mente para a vida acadêmica, junto aos professores da área de Química que fizeram eu me apaixonar pela área e com isso me incentivaram a ingressar na Licenciatura em Química. No curso pude perceber que tive mais facilidade que os outros estudantes da turma que cursaram o ensino médio em escola regular e durante a graduação vi que escolhi o curso certo”. Atualmente, Mariana está no sétimo período do seu curso superior.

A também egressa Dandara da Silva Pereira contextualiza que “estudar o técnico em Química no IFRO contribuiu muito para o meu desenvolvimento acadêmico, pois o Instituto nos dá oportunidades de realizar projetos de pesquisas e extensão, além de promover a participação em congressos dentro e fora do Estado, contribuindo na formação acadêmica através das experiências, e foi através dessas oportunidades que me interessei em ingressar na graduação de Licenciatura em Química. Durante a graduação pude perceber o quanto o curso técnico ajudou no meu desenvolvimento durante o ensino superior”. Dandara está no sétimo período da Licenciatura em Química.

Mobilidade Internacional

Outro ponto de destaque entre os estudantes do Campus Ji-Paraná foi a possibilidade de realizar estudos em instituições internacionais. A experiência em projetos de mobilidade trouxe novas perspectivas para Stephanie Jedoz Stein. Ela relata que “estudar no Instituto Federal foi algo que se encaixou na minha vida como a peça de um quebra-cabeça. Sempre gostei de Química, e tive a oportunidade de fazer o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Química, gostando cada vez mais. Após isso, passei então para a Licenciatura em Química, que me proporcionou diversas mobilidades, sendo a mais importante em Portugal. Foram os três meses mais marcantes da minha vida, que me proporcionaram uma experiência incrível. Tudo devido às oportunidades que o Instituto proporciona, que com certeza fizeram e fazem parte da minha vida”.

Há ainda, no Campus Ji-Paraná, egressos do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio selecionados para seguir estudos nas áreas de ciências médicas. Já o Curso Técnico em Floresta Integrado ao Ensino Médio forma alunos atuantes no mercado e que procuram as engenharias e assim seguem dentro das áreas florestal ou ambiental, com sucesso nas propostas de pesquisa e mercado de trabalho. E os concluintes de Informática possuem diversas vertentes para atuação, pois abrangem setores no mercado de trabalho que os diferenciam pela pesquisa e a forma organizada de trabalho, tendo acesso em distintas universidades públicas e privadas do país.

• Ji-Paraná_-_Stephanie_Jedoz_Stein