IFRO e Unir realizam II Fórum de Ingresso e Permanência Indígena

Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 18h32 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 18h52 | Acessos: 1317

II FORUM DE INGRESSO E PERMANÊNCIA INDIGENA 66

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, sediou nos dias 16 e 17 de novembro a 2ª edição do Fórum de Ingresso e Permanência Indígena. O evento, promovido em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), reuniu acadêmicos indígenas das duas instituições de ensino.

Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão do IFRO e pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da UNIR e com apoio da equipe de organização local formada pelas antropólogas Gicele Sucupira da UNIR e Lediane Felzke do IFRO, dos estudantes do Centro Acadêmico Indígena Intercultural (CAII-Jipa) da UNIR e dos bolsistas do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas na Amazônia (GETEA), o evento teve como objetivo  elaborar  um documento com 41 proposições para melhorar as condições de ingresso e permanência de indígenas a ser apresentado às reitorias e aos órgãos competentes.

“Foram dois dias de debates acerca dos desafios que as estudantes e os estudantes indígenas enfrentam ao ingressar nos cursos ofertados pelas duas instituições. Além dos acadêmicos indígenas do IFRO Campi  Ji-Paraná, Porto Velho Calama e Guajará Mirim e da UNIR, Campi Ji-Paraná, Porto Velho, Guajará Mirim, Cacoal, Rolim de Moura; o Fórum contou com a presença de lideranças de várias etnias e docentes de ambas as instituições, totalizando aproximadamente 250 participantes”, informou Lediane Felzke do IFRO.

Para Ana Carolina Wajuru, acadêmica de Engenharia Florestal do IFRO e que foi uma das palestrantes do evento "[...] o fórum foi importante porque pude mostrar na realidade o que nós indígenas passamos para conseguir uma bolsa na universidade, que não é tão fácil como parece. As pessoas pensam que o governo apoia demais os povos indígenas e isso não é verdade".

Já Tiago Djeoromiti, acadêmico do curso de Licenciatura Intercultura da UNIR, ressaltou que "o importante foi que muitos indígenas puderam falar de suas dificuldades para permanecer na universidade, mesmo depois de terem ingressado".

• II_FORUM_DE_INGRESSO_E_PERMANÊNCIA_INDIGENA_144
  • II_FORUM_DE_INGRESSO_E_PERMANÊNCIA_INDIGENA_202