Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

I Startup Weekend Agrotech é realizada no Campus Ji-Paraná

Publicado: Quinta, 02 de Agosto de 2018, 09h09 | Última atualização em Sexta, 03 de Agosto de 2018, 13h25 | Acessos: 2226

Startup Weekend Agrotech 1

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, sediou a primeira Startup Weekend voltada para agronegócios do Estado de Rondônia. A Startup Weekend Ji-Paraná Agrotech visou inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades, fazendo parte da rede global de líderes e empreendedores de alto impacto. A Startup Weekend Agrotech ocorreu de 25 a 27 de maio, na semana da Rondônia Rural Show.

Matheus Fávaro Moreira que integrou a equipe campeã acredita que “o evento foi bom na parte de validação de mercado, visto que fomos à Rondônia Rural Show e conversamos com empresários da área de grande influência. Além disso, gostei do empenho da equipe responsável, no campus e da Reitoria, e também dos mentores que auxiliaram muito no evento, dando assim o primeiro lugar à nossa equipe. A minha participação nessa startup foi com o intuito de ascender na classificação, por já ter experiência e estar relacionado à minha área de pesquisa, e por ter uma excelente equipe”. A ideia da equipe de Matheus, composta também por Andreza Mendonça, Michel Silva, Jones Fernando e Wílliam Neimog, foi a Shower Cheap, que é um aplicativo que correlaciona dados de irrigação, gestão de produtividade e dados meteorológicos.

Durante o evento, os participantes expõem suas ideias de startup e recebem feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí foram 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback. Estavam no campus mentores, jurados, mídia, oradores, investidores e outros.

Compondo a equipe que ficou em segundo lugar, Diego da Fonseca, diz ter insistido muito para poder participar, inclusive convidando o máximo de pessoas para participar. “Criei grandes expectativas antes do evento. Porém, foi muito melhor do que imaginei, superou todas minhas expectativas e ainda por cima mudou minha visão do que é uma startup. Antes de recebermos o troféu de segundo lugar nosso time já concordou: não importa o resultado, só a experiência valeu demais”.

O Startup Weekend é um evento de imersão e que empreendedores e aspirantes empreendedores podem descobrir suas ideias de startups são viáveis. Após os dois dias de trabalho as três primeiras equipes selecionadas foram premiadas. Sendo que o terceiro lugar ficou com uma equipe do Campus Cacoal.

Segundo a Chefe do Departamento de Extensão do Campus Ji-Paraná, Ellen Vieira Pacífico Silva, foi importante a startup ter sido sediada no campus, “já que é a região central do Estado e além de estar acontecendo no mesmo período a Rondônia Rural Show neste município, que foi uma excelente oportunidade para as equipes validarem suas ideias, já que eram voltadas ao agronegócio. Portanto, de modo geral, a participação do IFRO na startup foi muito produtiva, pois houve muitas visitas no nosso stand na Rondônia Rural Show e houve uma interação entre o IFRO e a sociedade. Além disso, a startup proporcionou que o Sebrae e a Techstars saísse da capital e viesse para o interior do Estado de Rondônia”.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/06_Junho_2018/26-06-18/agrotech

Fim do conteúdo da página