Campus Ji-Paraná fará o 1º Campeonato de Robótica

Publicado: Segunda, 14 de Mai de 2018, 12h05 | Última atualização em Segunda, 14 de Mai de 2018, 12h05 | Acessos: 1648

robótica

Nos dias 7 e 8 de junho de 2018, o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, realizará o 1º Campeonato de Robótica. O intuito é o de promover a competição de robôs seguidores de linha no mesmo nível de dificuldade e regras da Olímpiada Brasileira de Robótica, preparando os estudantes do Curso Técnico em Informática.

Durante o campeonato serão utilizados os kits de LEGO e Arduino na construção de robôs de competição, possibilitando assim, o conhecimento em montagem e programação de robôs e verificando o desenvolvendo de habilidades pessoais destes alunos, tais como: organização, raciocínio lógico, cooperativismo, senso de liderança e a criatividade na resolução de problemas.

Nos últimos cinco anos o Campus Ji-Paraná vem investindo na área de robótica, com a aquisição de kits de Robótica LEGO, o que proporcionou o início dos primeiros projetos de pesquisa voltados para esta área. Incentivando assim, o desenvolvimento da lógica de programação através da montagem e programação de robôs.

Conforme o Professor Jackson Henrique da Silva Bezerra, “justifica-se este projeto devido à dificuldade apresentada pelos alunos na estruturação do raciocínio lógico, que requer compreensão e aplicação de conceitos abstratos para a busca da solução de um problema. Daí a necessidade de alternativas como campeonatos de robótica que estimulem o aluno a desenvolver suas habilidades pessoais e futuramente profissionais”.

Junto aos projetos desenvolvidos na área de robótica, também houve expansão dos grupos de pesquisa, tendo sido protocolados no Departamento de Pesquisa do campus mais de seis projetos relacionados à robótica e à automação.

Mais informações na página: http://portal.ifro.edu.br/ji-parana/eventos/5135-campeonato-de-robotica