Campus Ji-Paraná firma termo de convênio com a UNISP

Publicado: Sexta, 04 de Mai de 2018, 12h55 | Última atualização em Sexta, 04 de Mai de 2018, 12h56 | Acessos: 3044

Projeto Integrador 2O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, e a UNISP (Unidade Integrada de Segurança Pública de Ji-Paraná) assinaram uma Declaração de Interesse Recíproco. O termo de convênio firmado objetiva oportunizar a capacitação dos servidores da Unisp para o uso do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), o empoderamento entre profissionais da área com cursos de pós-graduação, o desenvolvimento de softwares, melhorar o desempenho da rede, criar uma política de segurança, criar sistemas estatísticos eficientes, o desenvolvimento de projetos de pesquisa, o desenvolvimento de TCCs, estágio obrigatório e não-obrigatório aos estudantes matriculados nos cursos técnicos de nível médio, de tecnologia ou de graduação no IFRO.

No dia 26 de abril, o Diretor-Geral do Campus Ji-Paraná, Fernando Antônio Rebouças Sampaio, e o Delegado Regional Mario Henrique de Souza Camargo assinaram o termo.

A Professora de Informática, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, recorda que no final de 2017 necessitava registrar uma ocorrência, e no dia havia uma instabilidade no sistema de geração de boletins de ocorrência. “Em conversa com o escrivão, notei as precariedades e as instabilidades nos sistemas, assim, informei que o IFRO poderia colaborar para melhorar os processos de sistemas de informação da UNISP”, conta a docente.

O projeto ainda conta com apoio de mais professores de informática do Campus Ji-Paraná, entre eles Reinaldo Lima Pereira, João Eujácio Teixeira Junior, Jones Fernando Giacon e José Lucas Brandão Montes. Antes da assinatura do termo, ocorreram reuniões entre professores e a Direção de Ensino e, em conjunto com a UNISP, as instituições foram promovidas para ajustar as necessidades de trabalho.

Segundo a Diretora de Ensino, Letícia Carvalho Pivetta, “o projeto integrador IFRO/UNISP cumprirá assim os três pilares proposto pelo termo de cooperação: ensino, visto que serão abordados conteúdos ministrados em sala de aula, associando a teoria com a prática; pesquisa, já que possibilitará um campo de atuação para os profissionais e acadêmicos da área de informática do IFRO; e extensão, pois atua junto à comunidade direta e indiretamente”.

Para a Chefe do Departamento de Extensão, Ellen Vieira Pacífico Silva, “o processo do termo de cooperação técnica já está sendo elaborado. Quando as ações são realizadas fora do âmbito do IFRO, a comunidade interna passa a se integrar dos problemas locais, o que possibilita a atuação junto à comunidade externa de forma direta e indireta, de maneira que toda a comunidade saia beneficiada”.

• Projeto_Integrador_1
  • Projeto_Integrador_10