Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Semana de Arte Moderna de 1922 ganha adaptação em Ji-Paraná

Publicado: Quinta, 03 de Mai de 2018, 15h27 | Última atualização em Quinta, 03 de Mai de 2018, 15h27 | Acessos: 1607

Ji Paraná encerramento de bimestre 3

O encerramento do primeiro bimestre letivo de 2018 contou com a apresentação de uma adaptação da Semana de Arte Moderna de 1922, no IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná. Os participantes foram os estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos em Florestas, Química e Informática, acompanhados pelos professores de Língua Portuguesa Luís Ribeiro Medeiros e Regiani Leal Dalla Martha Couto.

Na semana de 09 a 13 de abril, os alunos fizeram a adaptação da Semana de Arte Moderna, realizada durante o ano de 1922 no Brasil. A atividade de ensino da disciplina de Língua Portuguesa, “se mostrou significativa, uma vez que contribuiu não só com a aprendizagem, mas também com o fortalecimento do trabalho em equipe por parte dos alunos”, afirmam os docentes.

A ação de ensino foi proposta pelo fato de a Semana de Arte Moderna ter sido imprescindível para a criação de uma literatura e uma arte tipicamente brasileiras, que até então obedeciam em grande parte ao modelo europeu.

Conforme Larissa Santos Menezes Freire, do terceiro ano do Técnico em Florestas, a Semana de Arte Moderna “teve uma importância fundamental para orientar os rumos da arte brasileira, quebrar as ideias tradicionais que estavam sendo cultuadas e introduzir algo novo nas variadas formas de expressões artísticas”. Já para Gabriele Rodrigues Conciani, do Técnico em Química, “esse trabalho nos fez sentir na pele a dificuldade do artista brasileiro do século XX em romper com o ideal clássico do que é a arte. Sair da sala de aula para subir em um palco foi um grande diferencial no nível de envolvimento do aluno com o conteúdo proposto”.

A estudante do Técnico em Informática, Nathalya Sousa Oliveira, afirmou que aprendeu a importância da valorização dos artistas mais antigos e a herança deixada por estes, para ela “foi incrível fazer parte dessa experiência, pois tivemos a oportunidade de explorar e expressar nossos talentos”. A ideia é compartilhada por Ana Carolina Gonçalves, do Técnico em Química, para quem a atividade “foi didática e envolvente e fez com todos os alunos participassem e com isso aprendessem o conteúdo”. Para os organizadores da atividade, essas falas das alunas corrobora o objetivo inicial proposto pelos professores responsáveis pelo projeto.

  • Ji-Paraná_-_encerramento_de_bimestre_1
  • Ji-Paraná_-_encerramento_de_bimestre_2
  • Ji-Paraná_-_encerramento_de_bimestre_3
  • Ji-Paraná_-_encerramento_de_bimestre_4
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.