IFRO esteve representado em evento nacional de Educação Escolar Indígena

Publicado: Segunda, 02 de Abril de 2018, 12h16 | Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 12h18 | Acessos: 1047

delegação de RO

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) esteve representado na II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (II CONEEI). Realizada de 20 a 22 de março, o evento ocorreu em Brasília (DF), com cerca de 600 delegados (indígenas e representantes de instituições) de todas as regiões do país. A Professora Lediane Fani Felzke, do Campus Ji-Paraná, participou como delegada institucional da educação superior e tecnológica.

A II CONEEI teve início em 2017, nas etapas locais e regionais, ouvindo comunidades e elaborando propostas dentro de cinco eixos de discussão: Organização e gestão da Educação Escolar Indígena; Práticas pedagógicas diferenciadas na Educação Escolar Indígena; Formação e valorização de professores indígenas; Políticas de atendimento à Educação Escolar Indígena na Educação Básica; e Educação superior e povos indígenas.

Entre as 25 propostas finais aprovadas pela plenária, cinco citam diretamente os Institutos Federais. “Os IFs foram demandados especialmente no que diz respeito a políticas específicas para povos indígenas na educação profissional e tecnológica e na educação superior bem como na implementação da Lei 11.645/2008, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena”, explica a docente do IFRO. A plenária ainda aprovou uma moção destinada ao CONIF e ao MEC, que solicita dos Institutos Federais uma política “de atendimento e formação para os povos indígenas”.

A Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena é um espaço para debate e participação em decisões e definições de políticas públicas, sendo uma conquista dos povos originários na busca de educação que valorize e fortaleça a cultura tradicional indígena.

• delegação_de_RO
  • encerramento