Campus Ji-Paraná recebe visita de alunos do Projeto Açaí

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 18h46 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2017, 12h31 | Acessos: 2600

Campus Ji Paraná 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, recebeu no dia 21 de novembro a visita técnica de alunos e professores do Projeto Açaí III (curso de formação de professores indígenas). Os laboratórios de Química e Biologia foram visitados pelos estudantes.

Na oportunidade, os alunos também conheceram a biblioteca do Núcleo Informatizado de Memória e Pesquisa do IFRO (NIMPI) instalada no campus. Segundo a Gerente de Modalidades Temáticas Especiais (DGE/SEDUC), Ana Lucia da Silva Silvino Pacini, o Projeto Açaí contempla a formação inicial de professores indígenas e já está em sua terceira edição. “Contando com a conclusão desta turma que já está cursando o VII módulo, da totalidade de dez módulos, já teremos formado mais de 300 indígenas em nível de magistério, que em sua maioria já passaram no concurso público aberto especificamente para a educação indígena e já estão atuando em suas aldeias”, explicou acrescentando: “o Projeto Açaí é um sucesso para a educação indígena, pois o professor é indígena e da própria etnia, reduzindo as questões que causam dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Agora, com os professores sendo indígenas, há uma melhor compreensão e os alunos assimilam melhor os conteúdos”.

De acordo com a professora do projeto, Wanda Isabel Senatore, a visita ao laboratório do Campus Ji-Paraná objetivou mostrar aos estudantes a importância de unir a teoria com a prática. “Com essa experiência proporcionamos a esse público uma aprendizagem significativa, unindo os saberes não indígenas com os saberes indígenas, contribuindo na aprendizagem desses futuros professores indígenas. Acredito que consegui fazê-los entender esse processo por meio dessa visita aos laboratórios, visto que estou ministrando o componente curricular de química para esses alunos”, disse.

Para o estudante Givanildo Orowaran a visita técnica contribuiu na sua formação docente. “Essa visita ao IFRO foi fundamental e gratificante para nós termos noção de como são os laboratórios de química e biologia, pois é mais um conhecimento que podemos acrescentar aos nossos estudos”, comentou.

Opinião semelhante é a do discente Luiz Tupari. “Essa visita enriquece muito o nosso aprendizado, pois estamos na sétima etapa do curso de formação dos professores e estudamos bastante, mas não vimos ainda laboratórios e isso enriquece muito nosso aprendizado”, contou.

Sobre o Projeto Açaí

O Açaí é um curso formação de Professores Indígenas, que se insere no Programa de Educação Indígena desenvolvido pelo Governo do Estado de Rondônia, no período de 1998 a 2018. O projeto nasceu de um movimento em prol de uma educação indígena diferenciada, multicultural e bilíngue na década de 1990, que teve como resposta, no estado de Rondônia, a formulação de uma política pública de educação para as comunidades indígenas. O projeto é composto por 10 módulos, com aulas dinâmicas e expositivas, oficinas e algumas aulas de campo, como foi o caso da visita ao laboratório do IFRO, que além de motivar o aluno que já está há muitos dias em estudo em um único espaço, leva novos conhecimentos e experiências para a prática dele enquanto docente. O curso compreende uma carga horária total de 3.650 horas, sendo 2.904 horas de momentos presenciais e 746 horas não presenciais.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/11_Novembro_2017/29.11.17/ji-paraná_