Campus Ji-Paraná realiza mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti

Publicado: Terça, 08 de Março de 2016, 09h53 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2017, 09h59 | Acessos: 985

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, desenvolveu atividades de combate ao mosquito Aedes Aegypti com 130 alunos da unidade, explicando a importância de eliminar os criadouros do mosquito, causador de doenças como a dengue, a chikungunya e a zika.  As ações foram realizadas entre os dias 19 e 26 de fevereiro e novas ações estão programadas para o campus.

Durante as ações do dia 19 de fevereiro, alguns alunos confeccionaram cartazes educativos para exposição no campus. No decorrer das atividades foram repassadas informações como os hábitos, ciclo de vida, reprodução e período de incubação do mosquito. Além disso, foi abordado o modo de transmissão de doenças causadas pelo Aedes Aegyptie os principais sintomas apresentados.

Nas atividades desenvolvidas no dia 26 foram entregues panfletos explicativos. A comissão organizadora local da campanha selecionou vídeos e slides instrucionais e repassou para os professores para que os mesmos trabalhassem com seus alunos sobre as viroses causadas pelo Aedes Aegypti. No mesmo dia, foi realizada uma blitzna entrada do campus a fim de mobilizar e conscientizar os alunos, servidores e comunidade em relação ao combate ao mosquito, no lançamento da campanha “Não vai dar Zika!”.

Segundo o aluno Gustavo José Gregolin de Paula, que cursa o Técnico Integrado ao Ensino Médio em Química, essa ação “é muito importante porque conscientiza o aluno, e até mesmo chama atenção das pessoas que passam pela frente da escola, a fim de conscientizar a todos a cuidar do quintal para prevenir a criação do mosquito”.

Já o aluno Weliton do Nascimento Alexandre, também  do curso técnico em química, afirma que “esse trabalho/projeto do IFRO – Ji-Paraná, em minha opinião, teve uma iniciativa muito boa, pois colabora para conscientização dos alunos e servidores, fazendo com que todos combatam o mosquito, ocasionando a redução do número de casos de doenças por ele causadas”.

As vistorias no campus serão realizadas nas sextas-feiras, pelos alunos de um dos cursos da unidade.