Alunos do Campus Ji-Paraná participam de debate sobre relações étnico-raciais e preconceito
Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Química, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e convidados dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, bem como acadêmicos de outras instituições participaram no dia 10 de outubro de um debate sobre relações étnico-raciais e preconceito.
A mesa-redonda "Relações Étnico-Raciais e Preconceito" foi organizada pela professora Lediane Fani Felzke como atividade do projeto de extensão "Abril Indígena no campus", vinculado ao grupo de pesquisa "Grupo de Estudos em Temáticas étnicas na Amazônia - GETEA". “O objetivo do evento foi refletir sobre preconceito racial a partir da perspectiva de que o racismo é estrutural na sociedade brasileira e que o desafio é tentar superá-lo a cada dia”, comentou Lediane.
A mesa contou com a presença do professor indígena Zacarias Kapiaar Gavião, do professor indígena Célio Nakit Arara, do professor Roger Asevedo dos Santos, biólogo do Campus Ji-Paraná e da advogada Jandira Keppi, especialista em direitos indígenas.
O projeto Abril Indígena, que ocorreu em diferentes localidades, se propõe a ser um instrumento de visibilidade para que estes povos, representados pelos acadêmicos indígenas da Unir e pelas lideranças tradicionais, possam ser vistos e ouvidos pelos alunos do IFRO.
Redes Sociais